v. 10 n. 2 (2024): Especial - 42º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ)

Editorial

  • Editorial

    Tania Denise Miskinis Salgado, Camila Greff Passos Greff Passos, Maurícius Selvero Pazinato, Lívia Streit, Nathália Marcolin Simon, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
    2-3

Especial EDEQ

  • Ciência no Feminino: Desdobramentos Históricos, Interseccionais e Contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7397
    Bruna Adriane Fary, Natany Dayani de Souza Assai , Denise Caroline de Souza
    4-20
  • A Curricularização da Extensão e as Ações no Território: Relato de uma Vivência na Formação de Professores de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7296
    Rodrigo Henrique Mozer, Eloisa Helena Silvestro, Ana Paula Härter Vaniel, Ademar Antonio Lauxen
    21-33
  • Integrando Química e Arte: Experiências e Desafios

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7330
    Anelise Grünfeld de Luca, João Victor Serafim
    34-45
  • Os Glossários Terminológicos em Química: A Tecnologia Assistiva que Garante Acesso e Permanência do Estudante Surdo na Escola

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7298
    Felipe de Castro Teixeira, Terezinha Ribeiro Alvim, Vera Lúcia de Souza e Lima
    46-62
  • Aspectos Históricos e Perspectivas Futuras do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EAD da UFRGS

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7291
    Elizabeth Muriel Alfonso, André Slaviero, Camila Greff Passos, Maurícius Selvero Pazinato
    63-78
  • Proposta Didática para o Ensino de Radioatividade: Césio-137 – O Caso de Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7288
    Karenina Teixeira de Menezes, Alice Gaier Viário, Alessandro Cury Soares , Bruno dos Santos Pastoriza
    79-93
  • Explorando Blocos da Química: Uma Análise Crítica de uma Lição do Minecraft como Ferramenta de Educação em Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7267
    Vitória Caroline Rodrigues, Luciano Denardin, Fernando Dal Pont Morisso, Norberto Kuhn Júnior, Cristiano Max Pereira Pinheiro
    94-110
  • Perguntas Feitas por Estudantes em Sala de Aula: O que se Mostra em Artigos Brasileiros Publicados entre 2014 e 2024

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7263
    Caroline da Silva Oliveira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
    111-126
  • O Estágio Supervisionado e o Desenvolvimento Profissional: Investigação das Produções Escritas de uma Estagiária de Docência em Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7201
    Luiza de Oliveira Consul, Carlos Ventura Fonseca
    127-155
  • A Temática “Esportes – Olimpíadas” no Ensino de Química Orgânica a partir da Metodologia de Resolução de Problemas

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7292
    Bruna Grings, Camila Greff Passos, Maurícius Selvero Pazinato
    156-180
  • Absorventes Descartáveis versus Coletores Menstruais em um Júri Simulado: Uma Proposta de Atividade e sua Contribuição à Formação

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7281
    Nátali Antunes Alves, Jamily da Silva dos Anjos, Alessandra Pereira Freire, Andressa Bento, Fábio André Sangiogo
    181-205
  • A Cafeteria como uma Possibilidade para o Ensino de Química em Espaço Não Formal: Relato de uma Aula sobre o Tema Café

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7287
    Cristina Dias Cordella, Matheus Teotônio Kucharski de Sousa, Camila Greff Passos, Lívia Streit, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon
    206-220
  • Estudo de um Texto de Divulgação Científica com Professores em Formação da Área de Ciências da Natureza

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7253
    Márcia Santos da Silva, Luzilene Rito dos Santos, Mariana Boneberger Behm , Judite Scherer Wenzel
    221-233
  • A Inovação no Contexto de Documentos que Regulamentam e Orientam a Formação de Bacharéis e Licenciados em Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7262
    Flávia Moura de Freitas, Paola Bork Abib, Fábio André Sangiogo
    234-253
  • Princípios Programáticos da Organização do Conteúdo para Facilitar a Aprendizagem Significativa de Estereoisomeria

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7294
    Lara Colvero Rockenbach, Daniele Raupp
    254-277