v. 10 n. 2 (2024): Especial - 42º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ)

Editorial

  • Editorial

    Tania Denise Miskinis Salgado, Camila Greff Passos Greff Passos, Maurícius Selvero Pazinato, Lívia Streit, Nathália Marcolin Simon, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
    2-3

Especial EDEQ

  • Ciência no Feminino: Desdobramentos Históricos, Interseccionais e Contemporâneos

    Bruna Adriane Fary, Natany Dayani de Souza Assai , Denise Caroline de Souza
    4-20
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7397
  • A Curricularização da Extensão e as Ações no Território: Relato de uma Vivência na Formação de Professores de Química

    Rodrigo Henrique Mozer, Eloisa Helena Silvestro, Ana Paula Härter Vaniel, Ademar Antonio Lauxen
    21-33
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7296
  • Integrando Química e Arte: Experiências e Desafios

    Anelise Grünfeld de Luca, João Victor Serafim
    34-45
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7330
  • Os Glossários Terminológicos em Química: A Tecnologia Assistiva que Garante Acesso e Permanência do Estudante Surdo na Escola

    Felipe de Castro Teixeira, Terezinha Ribeiro Alvim, Vera Lúcia de Souza e Lima
    46-62
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7298
  • Aspectos Históricos e Perspectivas Futuras do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EAD da UFRGS

    Elizabeth Muriel Alfonso, André Slaviero, Camila Greff Passos, Maurícius Selvero Pazinato
    63-78
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7291
  • Proposta Didática para o Ensino de Radioatividade: Césio-137 – O Caso de Goiânia

    Karenina Teixeira de Menezes, Alice Gaier Viário, Alessandro Cury Soares , Bruno dos Santos Pastoriza
    79-93
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7288
  • Explorando Blocos da Química: Uma Análise Crítica de uma Lição do Minecraft como Ferramenta de Educação em Química

    Vitória Caroline Rodrigues, Luciano Denardin, Fernando Dal Pont Morisso, Norberto Kuhn Júnior, Cristiano Max Pereira Pinheiro
    94-110
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7267
  • Perguntas Feitas por Estudantes em Sala de Aula: O que se Mostra em Artigos Brasileiros Publicados entre 2014 e 2024

    Caroline da Silva Oliveira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
    111-126
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7263
  • O Estágio Supervisionado e o Desenvolvimento Profissional: Investigação das Produções Escritas de uma Estagiária de Docência em Química

    Luiza de Oliveira Consul, Carlos Ventura Fonseca
    127-155
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7201
  • A Temática “Esportes – Olimpíadas” no Ensino de Química Orgânica a partir da Metodologia de Resolução de Problemas

    Bruna Grings, Camila Greff Passos, Maurícius Selvero Pazinato
    156-180
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7292
  • Absorventes Descartáveis versus Coletores Menstruais em um Júri Simulado: Uma Proposta de Atividade e sua Contribuição à Formação

    Nátali Antunes Alves, Jamily da Silva dos Anjos, Alessandra Pereira Freire, Andressa Bento, Fábio André Sangiogo
    181-205
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7281
  • A Cafeteria como uma Possibilidade para o Ensino de Química em Espaço Não Formal: Relato de uma Aula sobre o Tema Café

    Cristina Dias Cordella, Matheus Teotônio Kucharski de Sousa, Camila Greff Passos, Lívia Streit, Maurícius Selvero Pazinato , Nathália Marcolin Simon
    206-220
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7287
  • Estudo de um Texto de Divulgação Científica com Professores em Formação da Área de Ciências da Natureza

    Márcia Santos da Silva, Luzilene Rito dos Santos, Mariana Boneberger Behm , Judite Scherer Wenzel
    221-233
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7253
  • A Inovação no Contexto de Documentos que Regulamentam e Orientam a Formação de Bacharéis e Licenciados em Química

    Flávia Moura de Freitas, Paola Bork Abib, Fábio André Sangiogo
    234-253
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7262
  • Princípios Programáticos da Organização do Conteúdo para Facilitar a Aprendizagem Significativa de Estereoisomeria

    Lara Colvero Rockenbach, Daniele Raupp
    254-277
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7294