Aspectos Históricos e Perspectivas Futuras do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EAD da UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7291

Palavras-chave:

Professores de Ciências da Natureza, Matriz Curricular, Interdisciplinaridade, Formação Docente

Resumo

O campo de conhecimento das Ciências da Natureza engloba um vasto conjunto de áreas dedicadas ao estudo da natureza e seus fenômenos em suas diferentes dimensões e perspectivas. É essencial que o futuro professor de Ciências vivencie experiências formativas de abordagem interdisciplinar dos conteúdos, para poder desenvolver tal princípio em sua prática docente na Educação Básica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental da UFRGS quanto às áreas disciplinares contempladas e aos princípios da interdisciplinaridade que o norteiam. O referido curso se destaca por ser o único na modalidade a distância, oferecido na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, realizou-se a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), das súmulas e dos planos de ensino das disciplinas, utilizando categorias a priori relatadas na literatura. Verificou-se a presença de 11 categorias temáticas, com maior expressividade da carga horária para os conhecimentos de Geografia. Todavia o curso apresenta quatro eixos temáticos norteadores, além de outras atividades que demonstram o comprometimento com diversas questões da docência na Ciências da Natureza e da contemporaneidade. Sobre os princípios da interdisciplinaridade, verificou-se que há sua referência no PPC, mas carece de conceituação.

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Biografia do Autor

Elizabeth Muriel Alfonso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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André Slaviero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Muriel Alfonso, E., Slaviero, A., Greff Passos, C., & Selvero Pazinato, M. (2024). Aspectos Históricos e Perspectivas Futuras do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EAD da UFRGS. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 63–78. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7291

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