A Temática “Esportes – Olimpíadas” no Ensino de Química Orgânica a partir da Metodologia de Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7292

Palavras-chave:

Ensino de Química Orgânica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Abordagem temática

Resumo

Abordar a temática Esportes no Ensino de Química possibilita a discussão sobre questões sociais da atualidade de forma interrelacionada aos conhecimentos científicos, como os avanços científicos e tecnológicos que culminaram no surgimento de novas substâncias e materiais. Nesta perspectiva, este trabalho teve por objetivo avaliar o emprego da metodologia de Resolução de Problemas aliada a temática “Esportes – Olimpíadas”, em aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, que ocorreram no formato de ensino híbrido. A produção dos dados se deu a partir de questionários e da produção textual de 22 grupos, em que os 92 estudantes que participaram estavam organizados. Os dados foram analisados por meio de categorias elaboradas a priori, com base em propostas relatadas na literatura, e a posteriori a partir das respostas obtidas, bem como do cálculo do escore médio. Os resultados desta pesquisa indicam que a metodologia de Resolução de Problemas favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos, em específico, de Química Orgânica e a relação com a temática Esportes.  Com esta pesquisa verificou-se que a Resolução de Problemas, associada a uma temática, é passível de ser aplicada no Ensino de Química, podendo ser desenvolvida em contexto híbrido de ensino, com etapas realizadas no ensino remoto e em sala de aula presencia.

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Biografia do Autor

Bruna Grings, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Grings, B., Greff Passos, C., & Pazinato, M. S. (2024). A Temática “Esportes – Olimpíadas” no Ensino de Química Orgânica a partir da Metodologia de Resolução de Problemas. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 156–180. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7292

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