Percepções dos Licenciandos em Ciências da Natureza Sobre Aminoácidos e Proteínas
Palavras-chave:
concepções, aminoácidos, proteínas.Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com 52 acadêmicos de diferentes períodos de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e teve por objetivo detectar suas percepções sobre aminoácidos, proteínas e o ensino deste tópico na Educação Básica. Como instrumento para coleta de dados foi elaborado e aplicado um questionário, sendo que os resultados obtidos foram analisados a partir de três dimensões: Fontes e Aplicação das Proteínas no Cotidiano; Conceitos Científicos Relacionados aos Aminoácidos e às Proteínas; Ensino de Aminoácidos e Proteínas; e as respostas foram classificadas em categorias correspondentes ao grau de satisfação esperado. De maneira geral, detectou-se que os acadêmicos apresentam dificuldades na compreensão dosconceitos que envolvem aminoácidos e proteínas, apesar de já terem estudado este tópico. Além disso, expõem uma visão generalista das funções dessas biomoléculas para o organismo. Em relação ao ensino, eles afirmaram que abordariam o tópico na educação básica por meio de diversos recursos, porém não possuem clareza sobre os motivos de ensinar essa temática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Silva, L. D. da, Maia, A. F., Pazinato, M. S., & Sudati, J. H. (2017). Percepções dos Licenciandos em Ciências da Natureza Sobre Aminoácidos e Proteínas. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 142–155. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1619
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.