Química e suas Áreas: Uma Análise de Mapas Conceituais Produzidos por Graduandos
Palavras-chave:
concepções de estudantes, mapas conceituais, graduação em QuímicaResumo
Este trabalho apresenta uma análise das concepções de ciência química e suas áreas, apresentadas em mapas conceituais (MCs) elaborados por grupos de graduandos em Licenciatura em Química e Química Ambiental. Os resultados apontam para concepções reducionistas e simplificadoras sobre as relações da Química Ambiental, da Bioquímica e da Química Analítica com o conhecimento químico como um todo. O mesmo ocorre com outros campos do conhecimento mencionados nos MCs, especificamente a Matemática e Física, tratadas como subordinadas ao conhecimento químico. As concepções dos estudantes, assim, se mostraram coerentes com a organização curricular de seus cursos de graduação, que privilegia a divisão clássica da Química, a despeito de iniciativas integradoras já em andamento nesses contextos.Downloads
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Publicado
2018-07-15
Como Citar
Oliveira, I. T., Mori, R. C., & Maximiano, F. A. (2018). Química e suas Áreas: Uma Análise de Mapas Conceituais Produzidos por Graduandos. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 29–46. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1730
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Artigos de Pesquisa
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