A PSICOLOGIA DA ARTE DE VIGOTSKI E ALGUMAS NOTAS SOBRE O QUÍMICO (E O) ARTISTA
Palavras-chave:
psicologia histórico-cultural, reação estética, catarseResumo
O diálogo entre ciência/química e arte é possível, dado que as práticas científicas e artística nada mais são do que modalidades específicas da práxis, isto é, a unidade teórico-prática. Assim, considerando que a condução desse diálogo deve ocorrer embasando-se em sólidos fundamentos teóricos, apresento neste ensaio alguns conceitos principais do livro “Psicologia da arte”, de Vigotski. Entendo que esse livro, apesar de pouco conhecido e lido por parte dos educadores em ciências no Brasil, apresenta conceitos profícuos para o estudo das reações estéticas proporcionadas pelas obras que envolvam química e arte. Após apresentar alguns conceitos principais desse texto vigotskiano, discuto brevemente, a partir desses conceitos, criações artísticas com veia química (compreendendo a poesia, a canção popular e a pintura) e criações químicas com veia artística (o desenho de moléculas e os padrões auto-organizados que emergem em fenômenos físico-químicos). Finalizo o texto defendendo que a aproximação entre ciência/química e arte precisa possuir, como finalidade pedagógica, a ampliação da experiência de mundo dos estudantes, respeitando as especificidades das práticas científica e artística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-24
Como Citar
Mori, R. C. (2018). A PSICOLOGIA DA ARTE DE VIGOTSKI E ALGUMAS NOTAS SOBRE O QUÍMICO (E O) ARTISTA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 21–50. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1833
Edição
Seção
Dossiê - Ciência e Arte
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.