Propostas Formativas sobre a Diversidade Sexual na Formação Inicial de Professores de Química Um Olhar a Partir do Construcionismo Social
Palavras-chave:
Construcionismo Social. Educação Relacional. Diversidade Sexual.Resumo
O presente trabalho busca analisar as manifestações de licenciandos em Química frente a uma atividade realizada sobre a diversidade sexual no contexto da formação inicial de professores. Os licenciandos foram questionados sobre a publicação de uma imagem numa apostila de uma escola particular que, no nosso entendimento, dava margem a análises homofóbicas. Diante disso, os sujeitos investigados fizeram apontamentos e reflexões a respeito do material, reforçando a importância de considerarmos diferentes opiniões e entendê-las como construções sociais que englobam os aspectos históricos, sociais e culturais na constituição de sentidos frente a uma determinada situação. Nesse sentido, o corpus de análise foi analisado qualitativamente sustentado pelas teorias construcionistas que possuem como elemento chave a educação relacional. As manifestações dos licenciandos orientam para práticas formativas pautadas em uma postura mais humana, a partir do construcionismo social, demonstrando diferentes percepções sobre a temática da diversidade sexual que necessitam ser refletidas e (re)problematizadas nos ambientes formativos para que juntos possamos (re)construir significados efetivos sobre as situações que perpassam a vida cotidiana e que interferem constantemente nas opiniões das pessoas. Ainda, o trabalho propiciou reflexões sobre a seleção de materiais a serem utilizados, salientando a ideia de que tudo é relacional e pode possibilitar a criação de diferentes mundos nas aulas de Ciências/Química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Santos, M. J. dos, & de Souza, R. de C. (2021). Propostas Formativas sobre a Diversidade Sexual na Formação Inicial de Professores de Química Um Olhar a Partir do Construcionismo Social. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 16–29. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3149
Edição
Seção
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Mateus José dos Santos, Rita de Cássia de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.