Propostas Formativas sobre a Diversidade Sexual na Formação Inicial de Professores de Química Um Olhar a Partir do Construcionismo Social
Palavras-chave:
Construcionismo Social. Educação Relacional. Diversidade Sexual.Resumo
O presente trabalho busca analisar as manifestações de licenciandos em Química frente a uma atividade realizada sobre a diversidade sexual no contexto da formação inicial de professores. Os licenciandos foram questionados sobre a publicação de uma imagem numa apostila de uma escola particular que, no nosso entendimento, dava margem a análises homofóbicas. Diante disso, os sujeitos investigados fizeram apontamentos e reflexões a respeito do material, reforçando a importância de considerarmos diferentes opiniões e entendê-las como construções sociais que englobam os aspectos históricos, sociais e culturais na constituição de sentidos frente a uma determinada situação. Nesse sentido, o corpus de análise foi analisado qualitativamente sustentado pelas teorias construcionistas que possuem como elemento chave a educação relacional. As manifestações dos licenciandos orientam para práticas formativas pautadas em uma postura mais humana, a partir do construcionismo social, demonstrando diferentes percepções sobre a temática da diversidade sexual que necessitam ser refletidas e (re)problematizadas nos ambientes formativos para que juntos possamos (re)construir significados efetivos sobre as situações que perpassam a vida cotidiana e que interferem constantemente nas opiniões das pessoas. Ainda, o trabalho propiciou reflexões sobre a seleção de materiais a serem utilizados, salientando a ideia de que tudo é relacional e pode possibilitar a criação de diferentes mundos nas aulas de Ciências/Química.Downloads
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Publicado
2021-08-05
Como Citar
Santos, M. J. dos, & de Souza, R. de C. (2021). Propostas Formativas sobre a Diversidade Sexual na Formação Inicial de Professores de Química Um Olhar a Partir do Construcionismo Social. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 16–29. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3149
Edição
Seção
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Mateus José dos Santos, Rita de Cássia de Souza
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