A Formação de Professores de Química na Perspectiva da Educação Inclusiva: Revisão Bibliográfica dos Anais do ENEQ (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.4234Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Diversidade, Educação Química, ENEQResumo
O presente trabalho discute a relação entre a Educação Inclusiva e a formação de professores(as) de Química. A pesquisa foi realizada nos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs), uma vez que este evento é o maior da área e congrega professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. A pesquisa utilizou revisão bibliográfica nos trabalhos publicados no período de 2008 a 2018, considerando o radical da palavra inclusão (inclu) e, após uma primeira seleção, todos os trabalhos foram avaliados extraindo aqueles que possuíam articulação com a formação de professores. Dos trabalhos selecionados para a constituição do corpus, apenas 49 respeitaram os critérios de busca, sendo 46 deles relacionados com a inclusão de pessoas com deficiência. A pesquisa demonstrou a escassez de trabalhos desta natureza no campo da Educação Química e a necessidade de uma formação docente que dialogue sobre a diversidade para além da inclusão de pessoas com deficiência, visando o desenvolvimento de uma formação mais humana e que considere todos os aspectos multiculturais dos sujeitos inseridos nos contextos educativos.Downloads
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