Práticas Científicas para o Combate ao Negacionismo em Aulas de Química na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5609

Palavras-chave:

Negacionismo Científico, Alfabetização Científica, Educação Química

Resumo

Discutir sobre as informações falsas e seu impacto na educação é primordial se buscamos a formação de discentes críticos e com capacidade de tomarem decisões no meio em que vivem. Nesta perspectiva, o presente trabalho discorre sobre uma proposta experimental desenvolvida por bolsistas de PIBIC-Jr de uma escola pública de Belo Horizonte (MG). O núcleo de pesquisa foi financiado pelo Instituto Sua Ciência (ISC) e as ações ocorreram no chão da escola. O projeto que envolve a construção de casos investigativos por meio de informações consideradas falsas foi alimentado por diferentes ações, dentre elas, a oficina que foi balizada na fake news do pH. Em um movimento qualitativo-descritivo, o relato de experiência descreve as potencialidades da construção desta oficina na comunidade escolar e na formação de todos os envolvidos, propiciando não só a aquisição de habilidades investigativas, mas um educar para a pesquisa de forma crítica e reflexiva. Os dados apontam para a importância do desenvolvimento de projetos com estudantes do Ensino Médio como possibilidade de aproximá-los de temáticas investigativas e inseri-los no meio científico. Assim, é importante que mais financiamentos governamentais sejam postos em prática com vistas à ampliação de oferta de bolsas de PIBIC-Jr para que possamos inserir jovens estudantes da Educação Básica em um universo da pesquisa, atraindo-as para as carreiras científicas e proporcionando espaços coletivos de discussão sobre o conhecimento científico que é divulgado em diferentes mídias sociais e dos conhecimentos abordados em diferentes domínios curriculares institucionalizados nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus José dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

UNESP

Kamylla Souza Reis Prata, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF

Referências

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

Caetano, Maria Raquel, & Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo (2020). A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul. Revista Insignare Scientia, 3(3), 174-189.

Carvalho, Ana Maria Pessoa (2008). Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18 (3), 765-794.

Chassot, Attico (2011). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed. Unijuí.

Chizzotti, Antonio (2003). A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista portuguesa de educação, 16(2), 221-236.

Fonseca, Vitor (1998). Aprender a Aprender: a Educabilidade Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.

Cunha, Marcia Borin (2021). A Química “mal dita” em Fake Science. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(6), 1-25.

Francisco, Welington, Silva, Erivanildo Lopes, & Wartha, Edson José (2022). Dos conhecimentos à regulação metacognitiva: Diálogos entre casos investigativos e formação continuada de professores de Química. Alexandria, 15(1), 37-61.

Freire, Paulo (2014). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra.

Galiazzi, Maria do Carmo, Moraes, Roque, & Ramos, Maurivan Güntzel (2003). Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar em revista, 21, 227-441.

Godoy, Arlida Schmidt (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, 35, 57-63.

Herreid, Clyde Freeman (1997). What makes a good case. Journal of college science teaching, 27(3).

Lüdke, Menga, & Cruz, Giseli Barreto (2005). Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa, 35(125), 81-109.

Marques, Ronualdo, & Raimundo, Jerry Adriano (2011). O negacionismo científico refletido na pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 7(20), 67-78.

Messeder Neto, Hélio da Silva (2021). A divulgação científica em tempos de obscurantismo e de fake news: contribuições histórico-críticas. In Rocha, Marcelo Borba, & Oliveira, Roberto Dalmo V. L. (Org.) Divulgação Científica: textos e contextos. São Paulo: Livraria da Física, 13-23.

Milaré, Tathiane, Marcondes, Maria Eunice Ribeiro & Rezende, Daisy de Brito (2014). Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano. Química Nova na Escola, 36(3), 231-240.

Minas Gerais (2021). Currículo Referência de Minas Gerais. Recuperado em 12 de Janeiro de https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/20181012%20-%20Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20de%20Minas%20Gerais%20vFinal.pdf

Monteiro, Mariana Magalhães, & Marcelino, Valéria de Souza (2022). Ensinar ciências por investigação em tempos de pandemia: promovendo a alfabetização científica por meio da abordagem de uma fake news sobre o câncer. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 5(1), 666-668.

Monteiro, Regina Clare (1991). Pesquisa qualitativa como opção metodológica. Pro-posições, 2(2), 27-35.

Ribeiro, Felipe Vitório, Amorim, Ana Paula de Oliveira, & Lopes, Carlos Silva (2022). Discutindo fake news sobre química durante a pandemia da COVID-19: como elas têm influenciado os alunos? Revista Thema, 21(2), 387-401.

Sá, Luciana Passos, Francisco, Cristiane Andretta, & Queiroz, Salete Linhares (2007). Estudos de caso em química. Química nova, 30, 731-739.

Sá, Luciana Passos, Kasseboehmer, Ana Cláudia, & Queiroz, Salete Linhares (2013). Casos investigativos de caráter sociocientífico: aplicação no ensino superior de Química. Educación Química, (24), 522-528.

Sant´Ana, Wallace Pereira, & Lemos, Glen Cézar (2018). Metodologia Científica: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12), 531-541.

Santos, Diego Marlon (2021). Um Levantamento Bibliográfico sobre os Conceitos e Estratégias Promotoras de Pensamento Crítico no Ensino de Ciências. Educação Química em Ponto de Vista, 5(2), 100-117.

Santos, Lilian Moreira Pereira, & Sá, Lucas Vivas (2021). Da desinformação à informação: fake news no ensino de química. Scientia Naturalis, 3(3), 1514-1530.

Santos, Mateus José, Mello, Rita Márcia Andrade Vaz, & Catão, Vinícius (2021). Desvelando os sentidos da dor por meio de uma proposta investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II. Revista Insignare Scientia, 4(1), 218-237.

Silva, Maíra Batistoni, & Sasseron, Lúcia Helena (2021). Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: Proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação e Ciências, 23, 1-20.

Sousa, Antonio Cleiton Lino, & Feitosa, Edinilza Maria Anastácio (2021). Abordagem de fake news no ensino de química: concepções e práticas de professores. Ensino em Perspectivas, 2(3), 1-12.

Takimoto, Elika (2021). Como dialogar com um negacionista. Livraria da Física Editorial.

Tauchen, Gionara, Devechi, Catia Piccolo Viero, & Trevisan, Amarildo Luiz (2014). Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional, v. 14, 369-393.

Van Zanten, Agnès (2004). Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva, 22(1), 25-45.

Vilela, Mariana Lima, & Selles, Sandra Escovedo (2020). É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1722-1747.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Santos, M. J. dos, Reis Prata, K. S., & Francisco Afonso, A. (2023). Práticas Científicas para o Combate ao Negacionismo em Aulas de Química na Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 194–207. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5609

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)