As Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Docente de seus Mediadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4895

Palavras-chave:

Centros de Ciências, Mediação, Formação docente

Resumo

Os centros de ciências se constituem como espaços não formais de ensino que visam promover a divulgação e a popularização da ciência. Para isso, a presença do mediador é essencial se considerarmos que seu papel principal é estabelecer uma comunicação entre o público e as exposições. O presente trabalho tem como intuito investigar as contribuições desse espaço na formação docente dos mediadores, além de buscar compreender essa formação inicial. Para alcançar o objetivo proposto, os mediadores de um centro de ciências pertencente a uma universidade pública de Minas Gerais, e que eram licenciandos dos cursos de Física, Matemática e Química da mesma instituição, responderam a um questionário que abrangia perguntas relacionadas a mediação e a formação docente. Pôde-se constatar que o espaço não formal investigado traz diversas contribuições para a formação docente daqueles licenciandos que atuam como mediadores. Ademais, esse estudo reafirma a importância de uma relação mais próxima entre os espaços não formais de ensino e os cursos de licenciatura, de modo a contribuir para a formação inicial e continuada de professores voltada para uma prática docente diferenciada.

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Biografia do Autor

Patrícia Abranches Geraldo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

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Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Abranches Geraldo, P., & Francisco Afonso, A. (2024). As Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Docente de seus Mediadores. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 90–102. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4895

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais