Sequência Didática Interdisciplinar para o Estudo de Geometria Molecular
Palavras-chave:
Estratégia Didática, Interdisciplinaridade, Química, Geometria MolecularResumo
A Química é considerada de difícil entendimento por muitos estudantes, pois a compreensão dos conceitos se dá no nível submicroscópico e, portanto, são abstratos. Assim, para auxiliar os estudantes da primeira série do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada no interior de Minas Gerais, o professor das turmas elaborou e aplicou uma sequência didática sobre Geometria Molecular, considerada por ele como interdisciplinar. A escolha do tema se deu a partir de um levantamento feito previamente, no qual ele apareceu como um dos mais difíceis de serem entendidos. E a interdisciplinaridade foi pensada, buscando apresentar uma visão mais ampla dos conceitos químicos, a partir da sua interação com outras disciplinas presentes no currículo do Ensino Médio. Durante o planejamento da sequência, o docente selecionou conteúdos tidos como específicos da Língua portuguesa, da História, da Matemática e da Física, que pudessem contribuir com o estudo da Geometria Molecular, além de recursos didáticos e formas para trata-la, de modo que despertassem o interesse e estimulassem a participação dos estudantes. Apesar da interdisciplinaridade ainda ser um desafio para os professores, os resultados apontaram que houve um aprimoramento da prática docente e maior segurança na utilização de materiais que não haviam sido utilizados antes, como o computador. Diante disso, o professor afirmou o desejo de reaplicar a sequência em outras ocasiões. Esperamos que os resultados apontados neste artigo promovam ainda a reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem e estimulem outros docentes a desenvolverem práticas interdisciplinares.Downloads
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