Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 3 (2023): Especial 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química
v. 9 n. 3 (2023): Especial 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3
Publicado:
2023-12-27
Editorial
Editorial
Bruno dos Santos Pastoriza
2-3
PDF
Especial EDEQ
Percepções de um Grupo de Educadores Populares de Química sobre o Ensino Remoto Emergencial
Thaís Ruas Viegas, Alex Antunes Mendes
4-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5598
Um Olhar para Inclusão Escolar por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Eduarda Vieira de Souza, Fernanda Jardim Dias da Piedade, Bruno dos Santos Pastoriza
16-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5653
Registros de uma Conversa que Celebra a Educação e Resgata Histórias de Vida
Ana Luiza de Quadros , Lenir Basso Zanon, Fábio André Sangiogo
28-40
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5666
Atitudes de Estudantes para a Química: O que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?
Rafaela Fernanda Pinto, Terezinha Ribeiro Alvim
41-58
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5607
Experiências de Formação Inicial e Continuada no Programa de Residência Pedagógica
Mara Elisângela Jappe Goi, Sandra Hunsche
59-71
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5620
O Programa de Residência Pedagógica: Um Caminho para a Constituição Docente
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
72-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5721
A Interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza para o Novo Ensino Médio: O Referencial Curricular Gaúcho
Jaqueline Ritter, Julian Miranda da Costa
82-98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5668
O que Dizem as Leis Presentes nos Documentos Vigentes do Sistema Educacional sobre a Avaliação da Aprendizagem para Estudantes Surdos?
Raquel Lucques dos Santos, Fábio Sangiogo, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
99-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5619
Perguntas Investigáveis: Processo de Formulação e os Desafios de um Grupo de Professoras do Ensino Fundamental
Mikael Otto, Marcia Borin da Cunha
115-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5661
Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação
Jonathan Grützmann Fin, Rosangela Ines Matos Uhmann
128-139
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5713
A Prática de Leitura Interativa Vivenciada em um Grupo de Leitura de Textos de Divulgação Científica
Márcia Santos da Silva, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Judite Scherer Wenzel
140-152
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5616
Introdução ao Campo da Docência: Reflexões Pertinentes ao Início da Trajetória Discente na Licenciatura em Química
Carlos Ventura Fonseca
153-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5538
Análise de Literaturas sobre o Rio São Francisco e a Identificação de Competências e Habilidades das Ciências da Natureza para o Ensino de Química
Tatiana Santos Andrade, Joseane de Andrade Santana, Saulo Quintana Gomes, Aliana Franscisca da Silva, Mirele Cruz Alves
180-193
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5597
Práticas Científicas para o Combate ao Negacionismo em Aulas de Química na Educação Básica
Mateus José dos Santos, Kamylla Souza Reis Prata, Andréia Francisco Afonso
194-207
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5609
A Metodologia de Resolução de Problemas Aliada ao Caso Celobar: Possibilidades para o Ensino de Estequiometria
Camila Greff Passos, Juliana Lisiane Vestfahl, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
208-230
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5581
Um Olhar para a Alfabetização Científica na Formação Docente do Curso Normal e na Área das Ciências da Natureza
Simone Rosanelli Dullius, Vanessa Brandão de Vargas , Andréia Modrzejewski Zucolotto , Jane Herber, Eniz Conceição Oliveira
231-250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5615
Temáticas Científicas para Ensinar Química Através de Escritas de Memórias e/ou Imaginários de Professores/as de Química
Aliana Francisca da Silva, Mirele Cruz Alves, Tatiana Santos Andrade
251-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5612
Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Química: Uma Revisão de Artigos Publicados em Periódicos Científicos Brasileiros
Rafael Almeida de Freitas, Geide Rosa Coelho
265-279
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5602
Celebrar a Resistência: A Experiência de Discussão de Livros na Voragem
Marcelo Leandro Eichler
280-293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5601
Olhares atentos para o Cenário Pós-Pandêmico: Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado em Química
Pedro Soares Vasconcellos, Jéssica Garcia José, Nathália Marcolin Simon, Maurícius Selvero Maurícius Selvero, Camila Greff Passos
294-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5604
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Formação de Professores em Química
Arilson Silva, Everton Bedin, Gabriela Meroni Toledo
307-322
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5539
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral