v. 9 n. 3 (2023): Especial 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química

Editorial

Especial EDEQ

  • Percepções de um Grupo de Educadores Populares de Química sobre o Ensino Remoto Emergencial

    Thaís Ruas Viegas, Alex Antunes Mendes
    4-15
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5598
  • Um Olhar para Inclusão Escolar por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

    Eduarda Vieira de Souza, Fernanda Jardim Dias da Piedade, Bruno dos Santos Pastoriza
    16-27
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5653
  • Registros de uma Conversa que Celebra a Educação e Resgata Histórias de Vida

    Ana Luiza de Quadros , Lenir Basso Zanon, Fábio André Sangiogo
    28-40
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5666
  • Atitudes de Estudantes para a Química: O que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?

    Rafaela Fernanda Pinto, Terezinha Ribeiro Alvim
    41-58
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5607
  • Experiências de Formação Inicial e Continuada no Programa de Residência Pedagógica

    Mara Elisângela Jappe Goi, Sandra Hunsche
    59-71
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5620
  • O Programa de Residência Pedagógica: Um Caminho para a Constituição Docente

    Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
    72-81
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5721
  • A Interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza para o Novo Ensino Médio: O Referencial Curricular Gaúcho

    Jaqueline Ritter, Julian Miranda da Costa
    82-98
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5668
  • O que Dizem as Leis Presentes nos Documentos Vigentes do Sistema Educacional sobre a Avaliação da Aprendizagem para Estudantes Surdos?

    Raquel Lucques dos Santos, Fábio Sangiogo, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5619
  • Perguntas Investigáveis: Processo de Formulação e os Desafios de um Grupo de Professoras do Ensino Fundamental

    Mikael Otto, Marcia Borin da Cunha
    115-127
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5661
  • Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação

    Jonathan Grützmann Fin, Rosangela Ines Matos Uhmann
    128-139
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5713
  • A Prática de Leitura Interativa Vivenciada em um Grupo de Leitura de Textos de Divulgação Científica

    Márcia Santos da Silva, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Judite Scherer Wenzel
    140-152
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5616
  • Introdução ao Campo da Docência: Reflexões Pertinentes ao Início da Trajetória Discente na Licenciatura em Química

    Carlos Ventura Fonseca
    153-179
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5538
  • Análise de Literaturas sobre o Rio São Francisco e a Identificação de Competências e Habilidades das Ciências da Natureza para o Ensino de Química

    Tatiana Santos Andrade, Joseane de Andrade Santana, Saulo Quintana Gomes, Aliana Franscisca da Silva, Mirele Cruz Alves
    180-193
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5597
  • Práticas Científicas para o Combate ao Negacionismo em Aulas de Química na Educação Básica

    Mateus José dos Santos, Kamylla Souza Reis Prata, Andréia Francisco Afonso
    194-207
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5609
  • A Metodologia de Resolução de Problemas Aliada ao Caso Celobar: Possibilidades para o Ensino de Estequiometria

    Camila Greff Passos, Juliana Lisiane Vestfahl, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
    208-230
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5581
  • Um Olhar para a Alfabetização Científica na Formação Docente do Curso Normal e na Área das Ciências da Natureza

    Simone Rosanelli Dullius, Vanessa Brandão de Vargas , Andréia Modrzejewski Zucolotto , Jane Herber, Eniz Conceição Oliveira
    231-250
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5615
  • Temáticas Científicas para Ensinar Química Através de Escritas de Memórias e/ou Imaginários de Professores/as de Química

    Aliana Francisca da Silva, Mirele Cruz Alves, Tatiana Santos Andrade
    251-264
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5612
  • Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Química: Uma Revisão de Artigos Publicados em Periódicos Científicos Brasileiros

    Rafael Almeida de Freitas, Geide Rosa Coelho
    265-279
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5602
  • Celebrar a Resistência: A Experiência de Discussão de Livros na Voragem

    Marcelo Leandro Eichler
    280-293
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5601
  • Olhares atentos para o Cenário Pós-Pandêmico: Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado em Química

    Pedro Soares Vasconcellos, Jéssica Garcia José, Nathália Marcolin Simon, Maurícius Selvero Maurícius Selvero, Camila Greff Passos
    294-306
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5604
  • O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Formação de Professores em Química

    Arilson Silva, Everton Bedin, Gabriela Meroni Toledo
    307-322
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5539