A Prática de Leitura Interativa Vivenciada em um Grupo de Leitura de Textos de Divulgação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5616

Palavras-chave:

Estratégias de Leitura., Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa tem como temática a prática de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) em um grupo de estudos de leitura com professores em diferentes níveis de formação. Buscamos compreender as percepções dos participantes do grupo frente às metodologias de leitura vivenciadas. Para tanto, realizamos um questionário online com os participantes do grupo. Via Análise Textual Discursiva (ATD) analisamos as 16 respostas dadas para a pergunta: “No grupo vivenciamos diferentes metodologias de diálogo, de estudos sobre os textos, da sua experiência no grupo tem alguma que gostaria de destacar? Explique a sua resposta.” O metatexto elaborado para a categoria “A Prática da Leitura Interativa de TDC como modo de Ensinar Ciências” nos mostrou que as diferentes metodologias de leitura vivenciadas possibilitam a formação de um professor que compreende a prática da leitura de TDC como aliada ao ensino de Ciências pelo uso de diferentes instrumentos/estratégias em um movimento mediado, o que reforça a importância da inserção da prática da leitura na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Santos da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

UFFS

Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul

UFFS

Judite Scherer Wenzel , Universidade Federal da Fronteira Sul

UFFS

Referências

Andrade, I. B., & Martins, I. (2006). Discursos de professores de ciências sobre leitura. Investigações em ensino de ciências, 11(2), 121-151. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/491/293.

Cassol, C. M. P., & Zucolo, R. (2011). O hábito da leitura na formação do professor. [Artigo de Especialização, Universidade Federal de Santa Maria]. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1495/Cassol_Celia_Maria_Pase.pdf .

Colpo, C. C. (2019). Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química. Revista Insignare Scientia, 2(3), 48-55. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180/7249.

Colpo, C. C., & Wenzel, J. S. (2021). Uma revisão acerca do uso de textos de divulgação científica no ensino de ciências: inferências e possibilidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 14(1), 3-23. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8076152.

Farias, S. A., & Bortolanza, A. M. E. (2012). O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, 10(2), 32-46.

Ferreira, L. N. D. A., & Queiroz, S. L. (2012). Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11(1). Recuperado em 15 de março, 2023, de http://reec.educacioneditora.net/volumenes/volumen11/REEC_11_1_2_ex543.pdf.

Flôr, C. C. (2015). Na busca de ler para ser em aulas de Química. Ijuí: Editora Unijuí.

Gontijo, C. M. M. (2001). O conceito de apropriação na perspectiva histórico-cultural. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB.

Lüdke, M., André, M. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Marques, M. O. (2001). Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí-RS: Editora da UNIJUÍ.

Medeiros, E. A., & Amorim, G. C. C. (2017). Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, 3(3), 247-260. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://www.redalyc.org/journal/5527/552756523020/552756523020.pdf.

Moraes, R., & Galiazzi, M. D. C. (2011). Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 224.

Nascimento, T. G. (2008). Leituras de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Ciências. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Recuperado em 15 de março, 2023, de http://www.fiocruz.br/brasiliana/media/TatianaNacimentoTese.pdf.

Santos Filho, C. A. S., & Wenzel, J. S. (2022). Textos de Divulgação Científica na Formação de Professores de Ciências: Uma Revisão. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 10(2), e22042-e22042. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13453.

Sasseron, L. H. (2020). Interações discursivas e argumentação em sala de aula: a construção de conclusões, evidências e raciocínios. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://www.scielo.br/j/epec/a/HXZSm3b7mGsNbHtsv9WHvXv/?format=html.

Silveira Júnior, C., Maia, G. D. C. F., & Rosa, A. D. R. A. (2021). Leituras no Ensino das Ciências, KMA, 48.

Sousa, D. B. (2019). Utilização de texto de divulgação científica no ensino de ciências. Argumentos Pró-Educação, 4(10). Recuperado em 15 de março, 2023, de http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/457/306.

Vigostki, L. S. (2000). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Wenzel, J. S., Colpo, C. C. (2019). A prática de leitura interativa na formação inicial de professores de química. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 12(25), 1-15. Recuperado em 15 de março, 2023, de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1530.

Wenzel, J. S., Colpo, C. C. (2019). Estratégias de Leitura Vivenciadas num Grupo de Leitura de Textos de Divulgação Científica. Ciência em Tela, 12(1), 1-15. Recuperado em 15 de março, 2023, de http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/1201de2.pdf.

Wenzel, J. S., Hermel, E. E. S., & Colpo, C. C. (2022). Uma leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química. Tecné, Episteme e Didaxis.

Wenzel, J. S. (2018). A leitura de textos de divulgação científica na constituição de professores de química. Interfaces da Educação, 9(27), 232-252. Recuperado em 15 de março, 2023, de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/2477/2628.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Santos da Silva, M., Alberto Soares dos Santos Filho, C., & Scherer Wenzel , J. (2023). A Prática de Leitura Interativa Vivenciada em um Grupo de Leitura de Textos de Divulgação Científica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 140–152. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5616