Estudo de um Texto de Divulgação Científica com Professores em Formação da Área de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7253

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Leitura, Linguagem Científica

Resumo

O artigo apresenta como temática o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) na Formação Inicial de Professores da área de Ciências da Natureza. A atividade formativa consistiu no mapeamento de TDC com participantes dos Programas de Iniciação à Docência, Educação Tutorial e Residência Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. A prática foi conduzida por integrantes de um Grupo de Leitura Interativa e o objetivo consistiu em oportunizar aos participantes dos Programas o contato com esse gênero de discurso, tendo em vista potencializar seu uso no Ensino de Ciências. A metodologia de análise é de cunho qualitativo-documental, sendo que foram analisados os mapeamentos elaborados pelos participantes. Para isso, foi mapeado o capítulo “Bichinho que me faz tão mal…” do livro “Os Remédios da Vovó: Mitos e Verdades da Medicina Caseira”, de autoria de Valéria Edelsztein. Os resultados apresentados reforçam a necessidade de cuidados acerca da linguagem científica, tendo em vista a sua compreensão no Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Santos da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

.

Luzilene Rito dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

.

Mariana Boneberger Behm , Universidade Federal da Fronteira Sul

.

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

.

Referências

Contarini, I. R., Diniz, N. P., & Oliveira, J. R. S. (2022). Textos de Divulgação Científica no Planejamento de Sequências Didáticas para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 97–120.

Correia, D., & Sauerwein, I. P. S. (2017). As leituras de textos de divulgação científica feitas por licenciandas no estágio supervisionado em física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39 (3), 1-16, recuperado em 23 de julho, 2024, de https://www.researchgate.net/publication/313732439_As_leituras_de_textos_de_divulgacao_cientifica_feitas_por_licenciandas_no_estagio_supervisionado_em_fisica.

Colpo, C. C., Wenzel, J. S., & Behm, M. B. (2019, julho 25). Mapeamento de um Texto de Divulgação Científica Em Aulas De Química Na Formação Inicial De Professores. Encontro de debates sobre trabalho, educação e currículo integrado, n. II. 2019 (2 ed.). Anais [...]. Recuperado em julho 16, 2024, de https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11577.

Colpo, C. C., & Wenzel, J. S. (2021). Uma revisão acerca do uso de textos de divulgação científica no ensino de ciências: inferências e possibilidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 14(1), 3-23. Recuperado em 16 de julho, 2024, de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8076152.

Cunha, M. B., & Giordan, M., (2015). A Divulgação Científica na Sala de Aula: implicações de um gênero. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí 2015.

Edelsztein, V. (2014). Remédios da vovó: Os mitos e verdades da medicina caseira, 160. Campinas: Editora Unicamp.

Fatareli, E. F., Massi, L., Ferreira, L. N. A., & Queiroz, S. L. (2015). Mapeamento de Textos de Divulgação Científica para Planejamento de Debates no Ensino de Química. Química Nova na Escola, 37(1), 11-18, recuperado em 22 de julho, 2024, de https://repositorio.usp.br/item/002707942.

Farias, S. A., & Bortolanza, A. M. E. (2012). O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, 10(2), 32-46.

Ferreira, L. N. D. A., & Queiroz, S. L. (2011). Artigos da Revista Ciência Hoje como recurso didático no Ensino de Química. Química Nova, 34(2), 354-360. Recuperado em 16 de julho, 2024, de https://www.scielo.br/j/qn/a/FcnMZwqVrtTwTVFGFGcY7Fv/?format=pdf&lang=pt.

Ferreira, L. N. D. A., & Queiroz, S. L. (2012a). Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11(1). Recuperado em 16 de julho, 2024, de http://reec.educacioneditora.net/volumenes/volumen11/REEC_11_1_2_ex543.pdf.

Ferreira, L. N. D. A., & Queiroz, S. L. (2012). Textos de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5 (2), 43-67. Recuperado em 16 de julho, 2024, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37713.

Lüdke, M., André, M. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Lima, F. R. S. (2021). Uso Didático de Textos de Divulgação Científica nas aulas de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - UFNT – Universidade Federal do Norte do Tocantins –, Araguaína-TO.

Machado, A. H., & Moura, A. L. A. (1995). Concepções sobre o papel da linguagem no processo de elaboração conceitual em química. Química Nova na Escola, 27-30. Recuperado em 16 de julho, 2024, de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/pesquisa.pdf.

Martins, J. L. C., & Braibante, M. E. F. (2021). A utilização de textos de divulgação científica no ensino de Química: um olhar para dissertações e teses brasileiras. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 105–133. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3622.

Mattos, A. P. D. (2018). Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química [Dissertação de mestrado, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí], Recuperado em 16 de julho, 2024, de http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6139.

Nascimento, T. G. (2008). Leituras de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Ciências. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Recuperado em 16 de julho, 2024, de http://www.fiocruz.br/brasiliana/media/TatianaNacimentoTese.pdf.

Neunfeld, V. R., Wenzel, J. S., Gioveli, I., & Bonotto, D. L. (2019). Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática. Seminário Integrador de Extensão, 2(2).

Rocha, M. B. (2012a). O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5(2), 47-68.

Rocha, M. B. (2012). Contribuições dos textos de divulgação científica para o ensino de Ciências na perspectiva dos professores. Acta Scientiae, 14(1), 132-150.

Santos Filho, C. A. S., & Wenzel, J. S. (2022). Textos de Divulgação Científica na Formação de Professores de Ciências: Uma Revisão. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 10(2), e22042-e22042. Recuperado em 16 de julho, 2024, de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13453.

Wenzel, J. S. (2017). A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender Ciências. Revista Transmutare, Curitiba, 2 (1),18- 33.

Wenzel, J. S., & Colpo, C. C. (2018). A leitura de textos de divulgação científica como modo de qualificar o uso da linguagem química no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, 13 (4), 134-143.

Wenzel, J. S., Hermel, E. E. S., & Colpo, C. C. (2018). Uma leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de Química. Tecné, Episteme e Didaxis.

Wenzel, J.S,. Martins, J.L. de. C,. & Colpo, C. C. (2018). A Leitura de Textos de Divulgação Científica e a elaboração de perguntas como um caminho para a formação do leitor. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2 (8), 4-16.

Zamboni, L. M. S. (2001). Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas, SP: Autores Associados.

Zismann, J. J., & Wenzel, J. S. (2019). Prática de Mapeamento de Textos de Divulgação Científica por Licenciandos dos Cursos de Química, Física e Biologia. SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, n. IX. 2019. Anais [...].

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Santos da Silva, M., Rito dos Santos, L., Boneberger Behm , M., & Scherer Wenzel, J. (2024). Estudo de um Texto de Divulgação Científica com Professores em Formação da Área de Ciências da Natureza. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 221–233. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7253

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.