O Programa de Residência Pedagógica: Um Caminho para a Constituição Docente
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5721Palavras-chave:
Teoria e prática, Terceiro Espaço, Ensino de Ciências e QuímicaResumo
O presente trabalho busca investigar de que forma o Programa Residência Pedagógica-PRP está contribuindo para o desenvolvimento da constituição docente do professor de Ciências e Química. Para isto, utilizamos como campo de pesquisa o Encontro de Debate sobre o Ensino de Química (EDEQ), utilizando as três últimas edições do EDEQ, tendo em vista que a implementação do programa foi em 2018. A análise do material deu-se por meio da análise temática de conteúdo, da qual emergiram duas categorias, a saber: estratégias pedagógicas desenvolvidas no PRP e as potencialidades e implicações do PRP no Ensino de Química. Elas discorrem sobre a importância do programa na formação de professores, tendo em vista que as atividades desenvolvidas no PRP apresentam implicações positivas para o desenvolvimento da constituição docente, contribuindo para o desenvolvimento da identidade, da profissionalização e reflexão sobre a prática e a partir da prática, além de ser um caminho para a mobilização dos saberes docentes acerca da profissão. Em suma, verifica-se que o PRP está sendo um aliado do professor, oportunizando momentos de formação compartilhada, reflexões acerca das práticas, da profissão e do ser professor.Downloads
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