O Programa de Residência Pedagógica: Um Caminho para a Constituição Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5721

Palavras-chave:

Teoria e prática, Terceiro Espaço, Ensino de Ciências e Química

Resumo

O presente trabalho busca investigar de que forma o Programa Residência Pedagógica-PRP está contribuindo para o desenvolvimento da constituição docente do professor de Ciências e Química. Para isto, utilizamos como campo de pesquisa o Encontro de Debate sobre o Ensino de Química (EDEQ), utilizando as três últimas edições do EDEQ, tendo em vista que a implementação do programa foi em 2018. A análise do material deu-se por meio da análise temática de conteúdo, da qual emergiram duas categorias, a saber: estratégias pedagógicas desenvolvidas no PRP e as potencialidades e implicações do PRP no Ensino de Química. Elas discorrem sobre a importância do programa na formação de professores, tendo em vista que as atividades desenvolvidas no PRP apresentam implicações positivas para o desenvolvimento da constituição docente, contribuindo para o desenvolvimento da identidade, da profissionalização e reflexão sobre a prática e a partir da prática, além de ser um caminho para a mobilização dos saberes docentes acerca da profissão. Em suma, verifica-se que o PRP está sendo um aliado do professor, oportunizando momentos de formação compartilhada, reflexões acerca das práticas, da profissão e do ser professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

UFFS

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

icenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Referências

Batista, T. P, & Santos, E. G. (2021). As percepções dos egressos do PIBID da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 119-134.

Bervian, P. V., Santos, E. G., & Araújo, M. C. P. (2019). O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão. Interfaces da Educação, v. 10, 423-444.

Brasil (2018). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n. 206.

Cachapuz, A., Gil-Pérez, D., Carvalho, A. P. C., Praia, J., & Vilches, A. (2005). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez.

Capes (2018). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação.

Faria, J. B., & Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, 28(68).

Franco, M. A. R. S. (2015). Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, 41(3), 601-614.

Iauer, P. C., & Zanon, L. B. (2013). Uma análise e reflexão sobre a compreensão conceitual de equilíbrio químico a partir de um estágio no ensino médio. In: 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, 2013, Ijuí. Anais 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - Movimentos Curriculares da Educação Química: o Permanente e o Transitório.

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2013). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU.

Morosini, M. (2015). Estado do conhecimento e questões de campo científico. Revista da Educação, 40(1), 101-116.

Nóvoa, A. (2003). Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: Fazenda, I. (Org.). A pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. São Paulo: Papirus.

Nóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.

Nóvoa, A. (2017). Firmar a Posição como Professor, Afirmar a Posição Docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166).

Radetzke, F. S., & Frison, M. (2022). A constituição docente pela Teoria da Atividade: um olhar para o programa Residência Pedagógica. Revista Insignare Scientia, 5(1), 192-208.

Rebolho, A. B., Batista, T. P., & Santos, E. G. (2021). Contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição de professores de ciências da natureza. Revista Instrumento, 23(3), p. 688-707.

Santos, E. B., Martins, M., Ramos, M. R. S., Neto, H., & Paniz, C. M. (2020). A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha-Campus São Vicente do Sul. Revista Insignare Scientia, 3(1), 42-56.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand knowledge growth in teaching. Educational, 15(2), 4-14.

Silva, D. S., Falcomer, V. A. S., & Porto, F. S. (2018). As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos saberes docentes: A experiência da licenciatura em ciências naturais, Universidade de Brasília. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 20(1), 1-22.

Silva, L. H. A. (2004). Modos de mediação de um formador de área científica específica na constituição docente de futuros professores de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba-SP.

Silva, L. H. A., & Schnetzler, R. P. (2006). A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de Biologia. Ciência & Educação, 12(1), 57-72.

Tardif, M. (2013). Saberes docentes e saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.

Zanon, L. B. (2003). Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: Módulos triádicos na licenciatura de Química. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Metodista de Piracicaba.

Zeichner, K. (2010). Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, 35(3), 479-504.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Penedo Batista, T., & Gonçalves dos Santos, E. (2023). O Programa de Residência Pedagógica: Um Caminho para a Constituição Docente. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 72–81. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5721