O que Dizem as Leis Presentes nos Documentos Vigentes do Sistema Educacional sobre a Avaliação da Aprendizagem para Estudantes Surdos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5619

Palavras-chave:

Surdez, Avaliação, Inclusão, Educação Química, Educação Básica

Resumo

Neste artigo, versamos sobre a temática de avaliação da aprendizagem e inclusão. O objetivo é apresentar e interpretar o que as leis e os documentos vigentes da educação básica dizem sobre os processos de avaliação e inclusão de estudantes surdos. A metodologia é de natureza qualitativa e exploratória, com base na análise de algumas leis e documentos do contexto da educação básica que regem o sistema educacional brasileiro. Os resultados permitem inferir que os documentos analisados apresentam algumas orientações e diretrizes gerais que defendem os processos de aprendizagem para todos e a avaliação como um processo e com características coerentes com um espaço escolar inclusivo. No entanto, alguns desses documentos não apresentam as especificidades da educação de surdos e/ou do campo da didática de uma disciplina, como aqueles que envolvem a Química, o que coloca desafios e a necessidade de novos estudos que avancem na articulação entre os referenciais, os documentos oficiais e o contexto de diferentes realidades de escolas e de disciplinas.

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Biografia do Autor

Raquel Lucques dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

UFPEL

Fábio Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas

UFPel

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia

IFSul

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Lucques dos Santos, R., Sangiogo, F. A., & Maciel Ribeiro, M. E. (2023). O que Dizem as Leis Presentes nos Documentos Vigentes do Sistema Educacional sobre a Avaliação da Aprendizagem para Estudantes Surdos?. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 99–114. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5619