Contribuições e Implicações do Tema Inclusão no Programa Residência Pedagógica da Área de Química da UFPel

Autores

  • Jhonatas da Silva Nunes Universidade Federal de Pelotas
  • Charlene Barbosa De Paula Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4827

Palavras-chave:

Conhecimento Didático do Conteúdo, Formação de professores, Ensino de Química

Resumo

Apresentam-se os resultados da análise das potencialidades e implicações do Programa Residência Pedagógica na articulação de temas, como a inclusão na Formação inicial de educadores de Química e a interlocução do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC), no entendimento do assunto e contribuição à identidade profissional. Para a constituição dos resultados da pesquisa, foram analisados os registros de reuniões e de atividades dos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), da área de Química da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa envolve um estudo de caso, articulado à metodologia da Análise Textual Discursiva, na produção de resultados associados à categoria emergente intitulada “A importância da inclusão na formação dos educadores de Química”. Os resultados destacam as potencialidades do PRP na formação de educadores de Química, em sua identidade profissional, permitindo pensar, propor e refletir acerca da temática da inclusão, na educação para todos, ao mobilizar discussões que buscam incluir os educandos com deficiência nas aulas de Química.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Nunes , J. da S., De Paula, C. B., & Sangiogo, F. A. (2022). Contribuições e Implicações do Tema Inclusão no Programa Residência Pedagógica da Área de Química da UFPel . Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 41–56. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4827