Registros de uma Conversa que Celebra a Educação e Resgata Histórias de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5666

Palavras-chave:

História de vida, Formação de Professores, Ensino de Química, EDEQ

Resumo

Embora a formação inicial seja uma etapa primordial na formação de um professor, sabemos que as histórias de vida de cada ser em formação legitimam subjetividades e definem o sujeito e o profissional. Em uma atividade de caráter mais informal, ocorrida no 41º Encontro de Debates no Ensino de Química, denominada “Roda de Conversa”, duas professoras relatam suas trajetórias formativas, apontando aspectos que estavam presentes sobretudo na memória e que, de certa forma, definiram seus percursos. Neste texto, trazemos esses relatos, tanto para situar o caráter mais geral da atividade, quanto para compartilhar momentos de vivência e escolhas pessoais que inspiraram essas professoras, e que também podem contribuir para entendermos melhor esse processo. No entanto, mais do que conhecer, que essas narrativas sejam propulsoras para que cada um de nós faça essa reflexão pessoal que é, também, formativa. Trata-se de histórias construídas no social e que, por isso, ultrapassam o individual, resultando em histórias em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

UFMG

Lenir Basso Zanon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

UNIJUÍ

Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

UFPel

Referências

Aguiar, Maria J. M. A., Melo, José. C., & Santos, Maria J. A. (2020). Relatos de Formação: uma autobiografia de uma formadora. Revista Multi Debates, 4(1), 89-96.

Bonadiman, Helio, Zanon, Lenir B., & Maldaner, Otavio A. (1986). Ciências na Oitava Série: uma proposta alternativa de ensino. Ijuí: Unijuí.

Bruner, Jerome (1997). Realidade Mental: mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas.

Bruner, Jerome (2001). A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas.

Bruner, Jerome (2002). Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas.

Bruner, Jerome (2010). Fabricando histórias: direito, literatura, vida. São Paulo: Letra e Voz.

Costa, Rubia D. S., & Gonçalves, Terezinha V. O. (2022). (Re)construção autobiográfica da experiência docente e formativa de uma professora formadora. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 7(21), 410–425.

Dorneles, Aline (2016). Rodas de Investigação Narrativa na Formação de Professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. Tese de doutorado (Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.

Ferraz, Maria B. (2021). Narrativa autobiográfica como experiência formativa. In. Seminário Gepráxis - Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista/BA, 8(14), 1-11.

Maldaner, Otavio A. (1992). Química I: Construção de Conceitos Fundamentais. Ijuí-RS: Unijuí, 179 f.

Maldaner, Otavio A., & Zambiazi, Rui (1993). Química II: Consolidação de Conceitos em Química. Ijuí-RS: Editora Unijuí.

Maldaner, Otavio A., & Zanon, Lenir B. (2001). Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. Espaço da Escola, 41, 45-60.

Mattar, Sumaya (2018). O lugar do relato autobiográfico no sistema formativo Cartografias de si. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, 11(2), 258-273.

Mortimer, Eduardo F., & Scott, Phil H. (2003). Meaning making in secondary science classrooms. Buckingham: Open University Press.

Passeggi, Maria C., Souza, Elizeu C., & Vicentini, Paula P. (2011). Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, 27(1), 369-386.

Pastoriza, Bruno S., Sangiogo, Fábio. A., & Bosenbecker, Veridiana K. (Org.) (2017). Reflexões e Debates em Educação Química: Ações, Inovações e Políticas. Curitiba: CRV.

Quadros, Ana L. (1998). Os feromônios e o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 7, 7-10.

Rabelo, Amanda O. (2011). A importância da investigação narrativa na Educação. Educação e Sociedade, 32(114), 171-188.

Rodrigues, Adriana A. D. (2015). O Impacto da Linguagem dos Quadrinhos no Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Santiago, Mylene C. (2020). Trajetória de Pesquisa: a autobiografia como experiência formativa. Revista Práticas de Linguagem, 10(2), 119-128.

Saveli, Esméria L. (2006). Narrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação. Práxis Educativa, 1(1), 94-105.

Silva, Rebecca M. O. (2021). O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, 2(2), 1-16.

Souza, Cristina L., Bradenburg, Cristine, & Araújo, Helena L. M. R. (2022). Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 4. e48254.

Souza, Luzia A., & Ferreira, Maicon D. (2019). Sobre a Docência em Matemática: a Potência das Autobiografias no Espaço Formativo do PIBID. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 12(1), 106–111.

Ventura, Lidnei, & Cruz, Dulce M. (2019). Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 426-446.

Vigotski, Lev S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Quadros , A. L. de, Zanon, L. B., & Sangiogo, F. A. (2023). Registros de uma Conversa que Celebra a Educação e Resgata Histórias de Vida. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 28–40. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5666

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)