Registros de uma Conversa que Celebra a Educação e Resgata Histórias de Vida
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5666Palavras-chave:
História de vida, Formação de Professores, Ensino de Química, EDEQResumo
Embora a formação inicial seja uma etapa primordial na formação de um professor, sabemos que as histórias de vida de cada ser em formação legitimam subjetividades e definem o sujeito e o profissional. Em uma atividade de caráter mais informal, ocorrida no 41º Encontro de Debates no Ensino de Química, denominada “Roda de Conversa”, duas professoras relatam suas trajetórias formativas, apontando aspectos que estavam presentes sobretudo na memória e que, de certa forma, definiram seus percursos. Neste texto, trazemos esses relatos, tanto para situar o caráter mais geral da atividade, quanto para compartilhar momentos de vivência e escolhas pessoais que inspiraram essas professoras, e que também podem contribuir para entendermos melhor esse processo. No entanto, mais do que conhecer, que essas narrativas sejam propulsoras para que cada um de nós faça essa reflexão pessoal que é, também, formativa. Trata-se de histórias construídas no social e que, por isso, ultrapassam o individual, resultando em histórias em construção.Downloads
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