A Inovação no Contexto de Documentos que Regulamentam e Orientam a Formação de Bacharéis e Licenciados em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7262

Palavras-chave:

Formação profissional, Bacharelado em Química, Licenciatura em Química, Legislação

Resumo

A formação do profissional em Química abrange conhecimentos teóricos e práticos, habilidades e competências, além de aspectos educacionais e específicos voltados à atuação em diversos segmentos. Esses elementos são orientados por legislações e documentos que regulamentam e habilitam a prática profissional que está intimamente ligada às transformações contínuas em seu campo de atuação, as quais servem de base para que as legislações evoluam e atendam às novas demandas da sociedade. O presente estudo analisa as inovações presentes em documentos que servem de orientação aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, através da metodologia da Análise Textual Discursiva. Três categorias emergem dela: 1) Inovação Curricular e as perspectivas para o Ensino Superior em Química; 2) Inovação Profissional para a transformação social; e 3) Inovação Científica e Tecnológica: produção e difusão do conhecimento. Os documentos orientadores sugerem a inovação presente em mudanças curriculares focadas na autonomia das universidades e cursos para atender às demandas sociais e dos profissionais em formação. Apontam também que as inovações impulsionam e são impulsionadas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, que promove o progresso nos setores universitários e industriais, dentre outros que desenvolvem a ciência química. Ademais, é essencial que os documentos sejam continuamente revistos pelos órgãos de fomento e organizações, como o Conselho Federal de Química, e adequados, principalmente, às inovações/transformações para o desenvolvimento da área e à capacitação profissional, mobilizando, assim, o progresso da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, articuladas à renovação social.

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Biografia do Autor

Flávia Moura de Freitas, Universidade Federal de Pelotas

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Paola Bork Abib, Universidade Federal de Pelotas

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Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas

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Referências

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Moura de Freitas, F., Bork Abib, P., & Sangiogo, F. A. (2024). A Inovação no Contexto de Documentos que Regulamentam e Orientam a Formação de Bacharéis e Licenciados em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 234–253. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7262

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