A Ciência Química na Percepção de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Química no ensino fundamental, visão de Química.Resumo
Com base na compreensão de que o conhecimento científico deve permear os níveis da Educação Básica e que a área de Ciência da Natureza contempla conhecimentos específicos da Química, o objetivo deste trabalho é identificar e discutir o que e como estudantes do 6º ao 9º ano de uma Escola Estadual de Pelotas/RS entendem por Química. A pesquisa partiu de questionários respondidos pelos estudantes e analisados com base na análise de conteúdo.Como resultados podemos afirmar que os estudantes participantes da pesquisa: identificam (ou não) a Química no seu cotidiano; expressam visões caricatas que permeiam a mídia; relacionam a Química como uma disciplina, com conteúdos, práticas experimentais e práticas específicas. Essas visões de Ciência e relações sobre a Química possibilitam traçar estratégias de ensino, que visam discutir essas percepções prévias e assim facilitar a construção de novos conhecimentos a serem trabalhados na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Reinke, A. R. D., & Sangiogo, F. A. (2017). A Ciência Química na Percepção de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 178–193. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1621
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.