Contribuições à Formação Docente da Atividade da Dinâmica das Caixas Desenvolvida em um Curso de Licenciatura em Química
Palavras-chave:
Ensino de Ciências/Química, natureza da Ciência, formação de professores.Resumo
Este trabalho apresenta a análise da atividade da dinâmica das caixas fechadas desenvolvida no componente curricular de História, Filosofia e Epistemologia da Ciência no curso de Licenciatura em Química da UFPel, com vistas a identificar e conhecer os efeitos da dinâmica à formação dos graduandos. Houve registros das aulas, realização de questionários e entrevistas, sendo que os materiais foram analisados com base na análise microgenética. A dinâmica contribui à formação inicial de professores de Química, pois há menção explícita nos registros da atividade de seu potencial à formação e para o contexto da educação básica (para futuras ações em sala de aula), além de possibilitar identificar ao longo da atividade a incorporação de discursos sobre a natureza da Ciência, permitindo qualificar visões e compreensões sobre a Ciência, a exemplo dos seus modelos e representações, o papel do cientista e algumas relações entre Ciência, tecnologia e sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Pieper, Q., & Sangiogo, F. A. (2017). Contribuições à Formação Docente da Atividade da Dinâmica das Caixas Desenvolvida em um Curso de Licenciatura em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 50–67. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1611
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.