Contribuições à Formação Docente da Atividade da Dinâmica das Caixas Desenvolvida em um Curso de Licenciatura em Química

Autores

  • Quédina Pieper Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino de Ciências/Química, natureza da Ciência, formação de professores.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise da atividade da dinâmica das caixas fechadas desenvolvida no componente curricular de História, Filosofia e Epistemologia da Ciência no curso de Licenciatura em Química da UFPel, com vistas a identificar e conhecer os efeitos da dinâmica à formação dos graduandos. Houve registros das aulas, realização de questionários e entrevistas, sendo que os materiais foram analisados com base na análise microgenética. A dinâmica contribui à formação inicial de professores de Química, pois há menção explícita nos registros da atividade de seu potencial à formação e para o contexto da educação básica (para futuras ações em sala de aula), além de possibilitar identificar ao longo da atividade a incorporação de discursos sobre a natureza da Ciência, permitindo qualificar visões e compreensões sobre a Ciência, a exemplo dos seus modelos e representações, o papel do cientista e algumas relações entre Ciência, tecnologia e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Pieper, Q., & Sangiogo, F. A. (2017). Contribuições à Formação Docente da Atividade da Dinâmica das Caixas Desenvolvida em um Curso de Licenciatura em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 50–67. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1611

Edição

Seção

Especial EDEQ

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.