Avaliação Escolar em Discussão no Processo Constitutivo da Docência
Palavras-chave:
Encontros Formativos, Ensino, Estratégias Avaliativas.Resumo
A avaliação escolar é uma temática sobre a qual apreciamos discussões e debates críticos, sobretudo, quando ela se reduz à função de classificação dos alunos através de “provas”. O processo que envolveu a tríade: professores de educação básica, formadores da universidade e estagiários da licenciatura – sujeitos desta pesquisa constituiu de forma colaborativa, um meio para tecer reflexões críticas sobre a avaliação escolar. Os dois eixos interpretativos apontaram para as concepções e diferentes estratégias avaliativas com base nos discursos dos sujeitos da tríade, a partir da transcrição da gravação de encontros formativos na licenciatura. A análise apontou indícios (relacionados com as concepções e práticas) de possibilidades devido à interação na tríade para o replanejamento da avaliação, assim como dificuldades quanto à aprovação/reprovação por meio dos exames finais a serem enfrentados em contexto escolar. Constituindo o desejo de uma avaliação escolar com princípio formativo/emancipatório que se efetive no processo de ensino, visando transformar de uma ideologia determinista da reprodução para uma ideologia emancipadora da recriação no ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Uhmann, R. I. M., & Zanon, L. B. (2017). Avaliação Escolar em Discussão no Processo Constitutivo da Docência. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 66–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1280
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.