Avaliação Escolar em Discussão no Processo Constitutivo da Docência

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lenir Basso Zanon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Encontros Formativos, Ensino, Estratégias Avaliativas.

Resumo

A avaliação escolar é uma temática sobre a qual apreciamos discussões e debates críticos, sobretudo, quando ela se reduz à função de classificação dos alunos através de “provas”. O processo que envolveu a tríade: professores de educação básica, formadores da universidade e estagiários da licenciatura – sujeitos desta pesquisa constituiu de forma colaborativa, um meio para tecer reflexões críticas sobre a avaliação escolar. Os dois eixos interpretativos apontaram para as concepções e diferentes estratégias avaliativas com base nos discursos dos sujeitos da tríade, a partir da transcrição da gravação de encontros formativos na licenciatura. A análise apontou indícios (relacionados com as concepções e práticas) de possibilidades devido à interação na tríade para o replanejamento da avaliação, assim como dificuldades quanto à aprovação/reprovação por meio dos exames finais a serem enfrentados em contexto escolar. Constituindo o desejo de uma avaliação escolar com princípio formativo/emancipatório que se efetive no processo de ensino, visando transformar de uma ideologia determinista da reprodução para uma ideologia emancipadora da recriação no ensino.

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Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Rosangela Inês Matos Uhmann, Lenir Basso Zanon

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Zanon, L. B. (2017). Avaliação Escolar em Discussão no Processo Constitutivo da Docência. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 66–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1280

Edição

Seção

Especial EDEQ