O Uso da Prática Experimental para Significar Conceitos Relacionados à Densidade dos Gases
Palavras-chave:
Experimentação, Formação Inicial, Práticas de Ensino.Resumo
Esta escrita é referente a um relato de experiência vivenciado na formação inicial em Química-Licenciatura. Em tal contexto foi possível analisar e descrever uma aula prática do 1° ano do ensino médio politécnico sobre: a densidade dos gases. Tendo como amparo a experimentação, a pesquisa escolar, e a relação entre teoria e prática. Tal atividade foi proposta por uma disciplina do curso de Química-Licenciatura da UFFS, Campus Cerro Largo. A disciplina tem como princípio integrar os alunos em formação inicial à realidade da sala de aula. Na referida aula, buscamos por meio do Educar pela Pesquisa significar os conceitos relacionados à pressão, temperatura e volume. Pelas escritas dos alunos no relatório da prática foi possível observar indícios no processo de significação conceitual, no entanto, é necessário trabalhar a reescrita das concepções de entendimento conceitual, para que possam evoluir na organização cognitiva deseus pensamentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Radetzke, F. S., & Uhmann, R. I. M. (2017). O Uso da Prática Experimental para Significar Conceitos Relacionados à Densidade dos Gases. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 129–141. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1618
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.