O Uso da Prática Experimental para Significar Conceitos Relacionados à Densidade dos Gases

Autores

  • Franciele Siqueira Radetzke Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Experimentação, Formação Inicial, Práticas de Ensino.

Resumo

Esta escrita é referente a um relato de experiência vivenciado na formação inicial em Química-Licenciatura. Em tal contexto foi possível analisar e descrever uma aula prática do 1° ano do ensino médio politécnico sobre: a densidade dos gases. Tendo como amparo a experimentação, a pesquisa escolar, e a relação entre teoria e prática. Tal atividade foi proposta por uma disciplina do curso de Química-Licenciatura da UFFS, Campus Cerro Largo. A disciplina tem como princípio integrar os alunos em formação inicial à realidade da sala de aula. Na referida aula, buscamos por meio do Educar pela Pesquisa significar os conceitos relacionados à pressão, temperatura e volume. Pelas escritas dos alunos no relatório da prática foi possível observar indícios no processo de significação conceitual, no entanto, é necessário trabalhar a reescrita das concepções de entendimento conceitual, para que possam evoluir na organização cognitiva deseus pensamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Radetzke, F. S., & Uhmann, R. I. M. (2017). O Uso da Prática Experimental para Significar Conceitos Relacionados à Densidade dos Gases. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 129–141. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1618

Edição

Seção

Especial EDEQ