As contribuições da pedagogia científica de Bachelard na problematização das atividades experimentais na formação inicial em química
Resumo
O presente estudo traz reflexões a respeito da pedagogia científica de Gaston Bachelard para a formação intelectual e científica dos licenciandos em Química. Nesse contexto, temos que destacar a importância da epistemologia bachelardiana no processo de apropriação do conhecimento científico, em que busca questionar o conhecimento prévio dos licenciandos acerca da experimentação, por meio da problematização. Contudo, algumas dúvidas necessitam serem esclarecidas, como: como a pedagogia científica de Bachelard pode interferir na problematização das atividades experimentais no ensino de Química? E como promover os aspectos teóricos e práticos de uma experimentação problematizadora? Diante disto, o presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia científica de Bachelard e a sua influência na abordagem experimental problematizadora na formação inicial de professores. Por fim, esta pesquisa pode contribuir para a reflexão sobre a importância do professor problematizador do conhecimento e estimulador de perguntas, rompendo com visões empiristas da experimentação e que favoreça uma aprendizagem crítica.Downloads
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Publicado
2021-08-05
Como Citar
Santos, D. M., & Kiouranis, N. M. M. (2021). As contribuições da pedagogia científica de Bachelard na problematização das atividades experimentais na formação inicial em química. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 334–344. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2640
Edição
Seção
Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Diego Marlon Santos, Neide Maria Michellan Kiouranis
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