As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4852Palavras-chave:
Aspectos Sociocientíficos, Questões Socioambientais, Enfoque CTS, Ensino de QuímicaResumo
As questões socioambientais no ensino de Química que vêm sendo tratadas na escola ainda estão muito ligadas aos aspectos naturais do ambiente, e se focam na preservação e conservação da fauna, da flora e dos recursos naturais. Neste momento, se optou pela escolha dos aspectos sociocientíficos no sentido de trazer uma discussão teórica para tomar rumos as questões ambientais, políticas, econômicas, sociais e culturais relacionadas a ciência e tecnologia, no sentido de favorecer no desenvolvimento da sua capacidade de tomada de decisão. Diante disto, as investigações sobre os aspectos sociocientíficos, contribuem para o avanço no desenvolvimento dos materiais curriculares e estratégias pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Educação CTS. Sendo assim, é importante analisar as contribuições do Enfoque CTS, aspectos sociocientíficos e da educação ambiental para refletir as questões socioambientais no Ensino de Química, pelo fato de serem temas bastante relevantes no cenário científico e tecnológico em nosso país. Por fim, é importante que os professores possam trabalhar as questões socioambientais articuladas com os conhecimentos científicos e tecnológicos na Educação Química promovendo o enfoque CTS com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que abordam esta problemática em papéis bastante diversificados.Downloads
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