As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4852

Palavras-chave:

Aspectos Sociocientíficos, Questões Socioambientais, Enfoque CTS, Ensino de Química

Resumo

As questões socioambientais no ensino de Química que vêm sendo tratadas na escola ainda estão muito ligadas aos aspectos naturais do ambiente, e se focam na preservação e conservação da fauna, da flora e dos recursos naturais. Neste momento, se optou pela escolha dos aspectos sociocientíficos no sentido de trazer uma discussão teórica para tomar rumos as questões ambientais, políticas, econômicas, sociais e culturais relacionadas a ciência e tecnologia, no sentido de favorecer no desenvolvimento da sua capacidade de tomada de decisão. Diante disto, as investigações sobre os aspectos sociocientíficos, contribuem para o avanço no desenvolvimento dos materiais curriculares e estratégias pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Educação CTS. Sendo assim, é importante analisar as contribuições do Enfoque CTS, aspectos sociocientíficos e da educação ambiental para refletir as questões socioambientais no Ensino de Química, pelo fato de serem temas bastante relevantes no cenário científico e tecnológico em nosso país. Por fim, é importante que os professores possam trabalhar as questões socioambientais articuladas com os conhecimentos científicos e tecnológicos na Educação Química promovendo o enfoque CTS com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que abordam esta problemática em papéis bastante diversificados.

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Biografia do Autor

Diego Marlon Santos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2018), Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (2016), Especialista em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), Especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), Especialista em Docência do Ensino Superior: métodos e práticas educativas pela Universidade Paranaense (2007), Especialista em Meio Ambiente com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Paranaense (2007), Graduação em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Paranaense (2005). Professor PDE do Programa de Desenvolvimento Educacional pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (2020). Atualmente leciona no Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro - EFMP, ministrando aulas na Educação Profissional, no curso Técnico em Química modalidade integrado e subsequente. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Formação de Professores, Ensino de Química, Educação Profissional, Informática Aplicada a Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Santos, D. M. (2023). As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 134–147. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4852

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química