v. 9 n. 1 (2023)

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • Implementação do Novo Ensino Médio: Visão Inicial dos Alunos nesse Contexto a Respeito da Disciplina de Química

    Malena Gomes Martins, Guilherme de Lima Castro, Ana Carolina Silva e Silva, Francisco Jonas Nogueira Maia, Selma Elaine Mazzetto
    5-21
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5608

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

  • A Cultura Lúdica e Transgressora do Grafite em Direitos Humanos: Repensando a Democracia pela Arte no Ensino de Química

    Kleber Francisco Silva, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
    22-39
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4908

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Mangá Dr. Stone como Estratégia de Atividade Lúdica para o Ensino de Química

    Lucas de Oliveira da Silva, Vinícius Gurski Ferraz, Everton Bedin
    40-55
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5787
  • Utilização de Mapas Concietuais na Mediação do Processo de Ensino-Aprendizagem de Química no Ensino Médio

    Naylson Ferreira, João Batista dos Santos Junior, Cássia Sousa Fornari, Simone Tavares
    56-73
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5010
  • Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências

    Bruna Carminatti, José Claudio Del Pino
    74-87
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5068
  • Chá de Flores de Hibisco (Hibiscus Sabdariffa L.) como Indicador Ácido-Base: Proposta de Atividade Prática de Ensino

    Cristiane Costa Lima, Délis Galvão Guimarães, Matheus Vieira Castro, Sidney Silva Simplicio, Victória Laysna dos Anjos Santos, Arlan de Assis Gonsalves, Cleônia Roberta Melo Araújo
    88-101
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5116
  • As Possibilidades para a Contextualização no Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza: Uma Revisão das Publicações em Revistas da Área de Ensino

    Alexsandro Bonatto, Ademar Antonio Lauxen
    102-117
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5613
  • FOLDIT: Ensinando os Princípios de Alinhamento Estrutural de Proteínas por meio de um Jogo

    Renato Massaharu Hassunuma, Wilson Massashiro Yonezawa
    118-133
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5260
  • As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química

    Diego Marlon Santos
    134-147
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4852
  • Percepções de um Licenciando em Química e de um Ex-Aluno sobre o Uso do Laboratório entre uma Escola Pública e outra Técnica

    Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Júnior, Edemar Benedetti Filho
    148-164
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5794
  • O que Dizem os Professores de Química sobre as Aulas Durante a Pandemia no Estado do Paraná: Um Olhar sobre as Perguntas Diante das Aulas Remotas

    Fernanda Caroline Souza da Silva, Marcelo Pimentel da Silveira
    165-184
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4598
  • Pesquisa Participante: Ação Pedagógica na Formação Continuada de Professores a partir do Tema Energia

    Claudio Roberto Machado Benite, Agustina Rosa Echeverría
    185-204
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4597
  • Opiniões de Professores de Química sobre Questões Envolvendo as Relações CTS

    Rodrigo Bastos Cunha
    205-218
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4899
  • Contexto Universitário: Influência na Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas de Estudantes de Licenciatura em Química

    João Bosco Paulain Santana Júnior, Sidilene Aquino de Farias
    219-239
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5186
  • Avaliação da Aprendizagem na Disciplina de Química da Educação Básica

    Raquel Dziubate Siminoski , Natalia Neves Macedo Deimling, Cesar Vanderlei Deimling
    240-257
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5011
  • Augmented Reality in the Teaching and Learning Process of Chemistry: A Systematic Literature Review

    Alex Mazzuco, Aliane Loureiro Krassmann, Eliseo Reategui, Raquel Salcedo Gomes
    258-277
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4844

Debates em Linguagem no Ensino de Química

  • As Concepções de Alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre o Conceito de Densidade: O que Dizem as Pesquisas

    Márcia Santos Melo, Cristiane Santi Chaves Rodrigues
    278-293
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4722
  • Contribuição de uma Sequência de Aulas Investigativas para a Promoção da Argumentação em Química

    Rodrigo Antônio Bernardo, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza
    294-315
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5797