v. 9 n. 1 (2023)

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • Implementação do Novo Ensino Médio: Visão Inicial dos Alunos nesse Contexto a Respeito da Disciplina de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5608
    Malena Gomes Martins, Guilherme de Lima Castro, Ana Carolina Silva e Silva, Francisco Jonas Nogueira Maia, Selma Elaine Mazzetto
    5-21

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

  • A Cultura Lúdica e Transgressora do Grafite em Direitos Humanos: Repensando a Democracia pela Arte no Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4908
    Kleber Francisco Silva, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
    22-39

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Mangá Dr. Stone como Estratégia de Atividade Lúdica para o Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5787
    Lucas de Oliveira da Silva, Vinícius Gurski Ferraz, Everton Bedin
    40-55
  • Utilização de Mapas Concietuais na Mediação do Processo de Ensino-Aprendizagem de Química no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5010
    Naylson Ferreira, João Batista dos Santos Junior, Cássia Sousa Fornari, Simone Tavares
    56-73
  • Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5068
    Bruna Carminatti, José Claudio Del Pino
    74-87
  • Chá de Flores de Hibisco (Hibiscus Sabdariffa L.) como Indicador Ácido-Base: Proposta de Atividade Prática de Ensino

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5116
    Cristiane Costa Lima, Délis Galvão Guimarães, Matheus Vieira Castro, Sidney Silva Simplicio, Victória Laysna dos Anjos Santos, Arlan de Assis Gonsalves, Cleônia Roberta Melo Araújo
    88-101
  • As Possibilidades para a Contextualização no Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza: Uma Revisão das Publicações em Revistas da Área de Ensino

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5613
    Alexsandro Bonatto, Ademar Antonio Lauxen
    102-117
  • FOLDIT: Ensinando os Princípios de Alinhamento Estrutural de Proteínas por meio de um Jogo

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5260
    Renato Massaharu Hassunuma, Wilson Massashiro Yonezawa
    118-133
  • As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4852
    Diego Marlon Santos
    134-147
  • Percepções de um Licenciando em Química e de um Ex-Aluno sobre o Uso do Laboratório entre uma Escola Pública e outra Técnica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5794
    Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, João Batista dos Santos Júnior, Edemar Benedetti Filho
    148-164
  • O que Dizem os Professores de Química sobre as Aulas Durante a Pandemia no Estado do Paraná: Um Olhar sobre as Perguntas Diante das Aulas Remotas

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4598
    Fernanda Caroline Souza da Silva, Marcelo Pimentel da Silveira
    165-184
  • Pesquisa Participante: Ação Pedagógica na Formação Continuada de Professores a partir do Tema Energia

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4597
    Claudio Roberto Machado Benite, Agustina Rosa Echeverría
    185-204
  • Opiniões de Professores de Química sobre Questões Envolvendo as Relações CTS

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4899
    Rodrigo Bastos Cunha
    205-218
  • Contexto Universitário: Influência na Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas de Estudantes de Licenciatura em Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5186
    João Bosco Paulain Santana Júnior, Sidilene Aquino de Farias
    219-239
  • Avaliação da Aprendizagem na Disciplina de Química da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5011
    Raquel Dziubate Siminoski , Natalia Neves Macedo Deimling, Cesar Vanderlei Deimling
    240-257
  • Augmented Reality in the Teaching and Learning Process of Chemistry: A Systematic Literature Review

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4844
    Alex Mazzuco, Aliane Loureiro Krassmann, Eliseo Reategui, Raquel Salcedo Gomes
    258-277

Debates em Linguagem no Ensino de Química

  • As Concepções de Alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre o Conceito de Densidade: O que Dizem as Pesquisas

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4722
    Márcia Santos Melo, Cristiane Santi Chaves Rodrigues
    278-293
  • Contribuição de uma Sequência de Aulas Investigativas para a Promoção da Argumentação em Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5797
    Rodrigo Antônio Bernardo, Rita de Cássia Suart, Josefina Aparecida de Souza
    294-315