Implementação do Novo Ensino Médio: Visão Inicial dos Alunos nesse Contexto a Respeito da Disciplina de Química

Autores

  • Malena Gomes Martins Universidade Federal do Ceará
  • Guilherme de Lima Castro Universidade Federal do Ceará
  • Ana Carolina Silva e Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Jonas Nogueira Maia Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Selma Elaine Mazzetto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5608

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, BNCC, Ensino de Química

Resumo

O Ensino Médio desempenha o papel de preparação dos educandos para o mercadode trabalho e ingresso no Ensino Superior, porém, a preocupação com os baixos índices de aprendizagem associados a fatores como evasão, infrequência, reprovação e distorção idade-série levaram educadores de todo país a reformularem sua estrutura. Nessa perspectiva, em 2017, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais com uma nova organização curricular mais flexível, contemplando uma Base Nacional Comum Curricular através de uma formação geral básica, comum a todos os alunos, possibilitando a escolha de Itinerários Formativos (parte diversificada) composta por pelo menos três componentes: Projeto de Vida, Trilhas de Aprofundamento e Unidades Curriculares Eletivas, com o intuito de desenvolver competências para o século XXI através de uma abordagem focada nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Diante dessa nova realidade o presente trabalho teve como proposta principal realizar uma investigação exploratória com os alunos do 10 ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública, localizada na cidade de Fortaleza – CE, no sentido de como estão compreendo as modificações que vem ocorrendo, decorrentes do Novo Ensino Médio, iniciadas em 2022. A maioria dos alunos demonstraram uma expectativa na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em função das alterações curriculares, da mudança de carga horária, da abordagem e inserção de novos conteúdos, assim como da flexibilização curricular.

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Biografia do Autor

Malena Gomes Martins, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Química, Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, Doutoranda em Química.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Martins, M. G., de Lima Castro, G. ., Silva e Silva, A. C., Nogueira Maia, F. J., & Mazzetto, S. E. . (2023). Implementação do Novo Ensino Médio: Visão Inicial dos Alunos nesse Contexto a Respeito da Disciplina de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 5–21. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5608

Edição

Seção

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

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