Avaliação Didática dos Materiais Alternativos no Conteúdo de Geometria Molecular: Uma Proposta para o Ensino de Química
Palavras-chave:
Materiais alternativos, Ensino de Química, Geometria molecularResumo
É comum ouvirmos dos alunos as dificuldades em relação a disciplina de Química, e essa dificuldade é ainda maior no conteúdo de Geometria Molecular, pois o aluno precisa dispor de uma visualização de moléculas em três dimensões, da qual eles não estão acostumados. Diante disso a utilização de modelos moleculares se faz importante para facilitar a aprendizagem do aluno. Porém comercialmente modelos moleculares são caros e de difícil acesso. Há ainda opções de se trabalhar com softwares computacionais, mas algumas escolas, principalmente públicas, não possuem internet de qualidade e nem computadores acessíveis a todos. Por isso neste trabalho optou-se por utilizar materiais alternativos onde os alunos pudessem aprender a construir seus próprios modelos moleculares com objetivo de analisar a utilização e o desdobramento para a aprendizagem significativa no conteúdo de Geometria Molecular, permitindo uma visualização facilitada das estruturas em 3D. Foram ministradas duas aulas, uma aula tradicional sem a utilização dos modelos e uma segunda aula onde os alunos aprenderam a construir seus próprios modelos pedagógicos utilizando materiais alternativos. Ao fim de cada aula foi aplicado uma atividade, na primeira aula os alunos resolveram apenas com os conhecimentos obtidos durante a aula expositiva, na segunda aula os alunos resolveram utilizando os modelos moleculares que aprenderam a construir. Com os resultados obtidos, observou-se que aprender a construir seu próprio modelo molecular auxilia na aprendizagem significativa do aluno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-15
Como Citar
Martins, M. G., Freitas, G. F. G. de, & Vasconcelos, P. H. M. de. (2018). Avaliação Didática dos Materiais Alternativos no Conteúdo de Geometria Molecular: Uma Proposta para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 130–148. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1712
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.