Atitudes de Estudantes para a Química: O que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5607Palavras-chave:
Educação Química, Atitudes, BNCC, Novo Ensino MédioResumo
A atitude é uma tendência psicológica tripartida que combina uma dimensão cognitiva (conhecimento), uma dimensão afetiva (sentimento) e uma dimensão de ação (comportamento) em relação a um objeto atitudinal. As atitudes dos estudantes para as Ciências e para a Química constituem um importante preditor do desempenho acadêmico dos estudantes de ensino médio e de sua escolha por carreiras científico-tecnológicas. Busca-se, nesta reflexão, responder à seguinte inquietação: como o termo “atitudes” é abordado nos documentos norteadores da Educação Básica brasileira? Procura-se, neste estudo reflexivo, identificar se e como a BNCC e os documentos implementadores do NEM contemplam o conceito de atitude segundo a Teoria Atitudinal de Eagle e Chaiken. Para elucidar tal questão, procedeu-se a uma análise documental, cujo corpus consistiu na Lei nº 13.415/2017, na BNCC e no Guia de Implantação do NEM, ambos publicados em 2018. Os resultados obtidos demonstram que o termo atitudes é empregado em sua concepção sociocultural nas políticas educacionais e curriculares brasileiras. A tratativa do termo atitudes, enquanto construto psicológico, nos documentos norteadores da Educação Básica tem potencial para a construção de diagnósticos pedagógicos eficazes que, por sua vez, subsidiarão mudanças nas políticas educacionais curriculares e sistemas de ensino.Downloads
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