Atitudes de Estudantes para a Química: O que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5607

Palavras-chave:

Educação Química, Atitudes, BNCC, Novo Ensino Médio

Resumo

A atitude é uma tendência psicológica tripartida que combina uma dimensão cognitiva (conhecimento), uma dimensão afetiva (sentimento) e uma dimensão de ação (comportamento) em relação a um objeto atitudinal. As atitudes dos estudantes para as Ciências e para a Química constituem um importante preditor do desempenho acadêmico dos estudantes de ensino médio e de sua escolha por carreiras científico-tecnológicas. Busca-se, nesta reflexão, responder à seguinte inquietação: como o termo “atitudes” é abordado nos documentos norteadores da Educação Básica brasileira? Procura-se, neste estudo reflexivo, identificar se e como a BNCC e os documentos implementadores do NEM contemplam o conceito de atitude segundo a Teoria Atitudinal de Eagle e Chaiken. Para elucidar tal questão, procedeu-se a uma análise documental, cujo corpus consistiu na Lei nº 13.415/2017, na BNCC e no Guia de Implantação do NEM, ambos publicados em 2018. Os resultados obtidos demonstram que o termo atitudes é empregado em sua concepção sociocultural nas políticas educacionais e curriculares brasileiras. A tratativa do termo atitudes, enquanto construto psicológico, nos documentos norteadores da Educação Básica tem potencial para a construção de diagnósticos pedagógicos eficazes que, por sua vez, subsidiarão mudanças nas políticas educacionais curriculares e sistemas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Fernanda Pinto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

CEFET-MG

Terezinha Ribeiro Alvim, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

CEFET-MG

Referências

Almeida, Anderson Oliveira, Silva, Danielli X., Sousa, Isadora F., & Alves, Francisco A. F. (2019). O ensino de Química: dificuldades de ensino-aprendizagem na perspectiva de uma professora da rede pública do município de Maracanaú. In Anais do VI Congresso Nacional de Educação, Maceió, Alagoas.

American Association for the Advancement of Science (1989). Project 2061 - Science for All Americans. Washington, DC: Autor.

Ajzen, Icek, & Fishbein, Martin (1980). Understanding Attitudes and Predicting Social Behavior. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

Batista, Laura S., & Wenzell, Judite S. (2021). O que dizem as pesquisas acerca da motivação para o ensino de Química? Vivências, 17(32), 57-67.

Bardin, Laurence (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bauer, Christopher (2008). Attitude towards Chemistry: a semantic differential instrument for assessing curriculum impacts. Journal of Chemical Education, 85(10), 1440-1445.

Brandriet, Alexandra R., Xu, Xiaoying, Bretz, Stacey L., & Lewis, Jennifer E. (2011). Diagnosing changes in attitude in first-year college chemistry students with a shortened version of Bauer’s semantic differential. Chemistry Education Research and Practice, 12, 271-278.

Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.

Brasil (2017). Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília.

Brasil Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2018.

Brasil Ministério da Educação (2018). Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília, 2018.

Brasil Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília.

Brito, M. R. F. (1996). Atitudes em Relação à Matemática em Estudantes de 1º e 2º Graus. [Tese de Doutorado]. Universidade de Campinas.

Brown, Sthefen J., Sharma, Bibhya N., Wakeling Lara, Naiker, Mani, Chandra, Sue, Gopalan, Romila D., & Bilimoria, Veena B. (2014). Quantifying attitude to Chemistry in students at the University of the South Pacific. Chemistry Education Research and Practice, 15, 184-191.

Brown, Sthefen J., & Naiker, Mani (2018). Attitude to the subject of Chemistry in nursing and Health Science undergraduate students, International Journal of Innovation and Research in Educational Sciences, 5(2), 192-196.

Carmo, Kelvis C. (2021). O Novo Ensino Médio: perspectivas e mudanças para o ensino de Química. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ipojuca, PE, Brasil.

Chan, Julia Y. K., & Bauer, Christopher F. (2014). Identifying at-risk students in general chemistry via cluster analysis of affective characteristics. Journal of Chemistry Education, 91, 1417?1425.

Chang, Jordan, & Menke, Erik (2022) Measuring attitude towards Chemistry, Biology, and Math at a hispanic-serving institution. Journal of Chemistry Education, 99, 1758?1765.

Crano, William D., & Prislin, Radmila (2006). Attitudes and Persuasion. Annual Review of Psychology, 57, 345–374.

Demelenne, D. (2011). Los jóvenes y sus estudios futuros. In: Polino, Carmelo (org.). Los estudiantes y la ciencia: Encuesta a jóvenes iberoamericanos. Buenos Aires: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

Eagly, Alice H., & Chaiken, Shelly (1993). The psychology of attitudes. Fort Worth, TX: Harcourt Brace Jovanovich.

Feather, Norman T. (1982). Expectations and actions: Expectancy-value models in psychology. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

Fishbein, Martin (1963). An investigation of the relationships between beliefs about an object and the attitude toward that object. Human Relations, 16, 233–40.

Fishbein, Martin, & Ajzen, Icek (1975). Belief, attitude, intention, and behavior: An introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley.

Flaherty, Aishling A. (2020). A review of affective chemistry education research and its implications for future research. Chemistry Education Research and Practice, 21, 698-713.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gouw, A. M. S., Mota, H. S., & Bizzo, N. M. V. (2016). O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 627–648.

Heidemann, Leonardo A., Araújo, Ives S., & Veit, Eliane A. (2012). Um referencial teórico de pesquisas sobre atitude: a Teoria do Comportamento Planejado de Icek Ajzen. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 7(1), 1-10.

Johnson, Joel, Reddy, Pritika, Sharma, Sushita, Wakeling, Lara, Mani, Janice, Benveniste, Tessa, Naiker, Mani, & Brown, Stephen J. (2022). Attitude and Achievement of First-Year Chemistry Undergraduate Students at The University of the South Pacific, Frontiers in Education, 7, 1-10.

Kahveci, Ajda (2015). Assessing high school students' attitudes toward Chemistry with a shortened semantic differential. Chemistry Education Research and Practice, 16, 283-292.

Klein, Vanessa, & Lüdke, Everton (2019). Uma investigação sobre motivação e atitudes de estudantes frente a aulas de Química Orgânica no ensino médio. Vivências. 15. 81-100.

Lima, Eduardo B., Oliveira, Guilherme S., Santos, Adriana C. O., & Schnekenberg, Guilherme F. (2021). Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, 20(44), 36-51.

Lima Júnior, Paulo (2021). Percursos profissionais de cientistas e professores de ciências. Educar Mais, 5(3), 453-460.

Márcio, J. (2011). Os quatro pilares da educação: sobre alunos, professores, escolas e textos. São Paulo: Textonovo.

Martins, Steffany T. (2021). O ensino de Ciências/Química no contexto da Base Nacional Comum Curricular e da reforma do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Montes, Lilian H., Ferreira, Roberto, & Rodríguez, Cristina (2018). Explaining secondary school students’ atitudes towards Chemistry in Chile. Chemistry Education Research and Practice, 19, 533-542.

Musengimana, Jeannette, Kampire, Edwige, & Ntawiha, Philothère. (2021). Factors Affecting Secondary Schools Students’ Attitudes toward Learning. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 17(1), 1-12.

Nunes, A. O., Dantas, J. M., Oliveira, O. A., & Hussein, F, R. G. S. (2016). Atitudes e crenças QSA em estudantes de licenciaturas em Ciências Naturais da UFRN. Indagatio Didactica, 8 (1), 322-338.

Nunes, A. O., Medeiros, L. O., Nunes, A. O., & Silva, A. R. M. (2015). Discutindo as atitudes e crenças sobre a Química de estudantes do ensino técnico integrado em Eletrotécnica. Tchê Química, 13(25), 82-88.

Osborne, Jonathan, Simon, Shirley, & Collins, Sue (2003). Attitudes towards science: a review of the literature and its implications. International Journal of Science Education, 25(9), 1049–1079.

Porto, Edimilson Antonio B., & Kruger, Verno (2013). Breve histórico do ensino de Química no Brasil. In Anais do 33º Encontros de Debates sobre Ensino de Química, Ijuí, Rio Grande do Sul.

Pozo, J. I. & Goméz Crespo, M. A. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed.

Rocabado, Guizella A., Kilpatrick, Nancy A., Mooring, Suazette R., & Lewis, Jennifer E. (2019). Can We Compare Attitude Scores among Diverse Populations? Na Exploration of Measurement Invariance Testing to Support Valid Comparisons between Black Female Students and Their Peers in an Organic Chemistry Course. Journal of Chemistry Education, 96(11), 2371–2382.

Rosa, Maria Inês Petrucci & Tosta, Andréa Helena (2005). O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar. Ciência & Educação, 11(2), 253-262.

Rosenberg, Milton J., & Hovland, Carl I. (1960). Cognitive, Affective and Behavioral Components of Attitudes. In M. J. Rosenberg, & C. I. Hovland (Eds.), Attitude Organization and Change: An Analysis of Consistency among Attitude Components. New Haven, CT: Yale University Press.

Ross, James, Guerra, Evelyn, & Gonzalez-Ramos, Sheila (2020). Linking a hierarchy of attitude effect to student engagement and Chemistry achievement. Chemistry Education Research and Practice, 21, 357-370.

Ross, James, Nuñez, L., & Chu Lai, C. (2018). Partial least squares structural equation modeling of chemistry attitude in introductory college Chemistry. Chemistry Education Research and Practice, 19, 1270-1286.

Sá-Silva, Jackson Ronie, Almeida, Cristóvão Domingos, & Guindani, Joel F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 1(1), 1-15.

Salvatierra, L. (2021). Atitudes de graduandos sobre a BNCC, importância da Química e os futuros enfrentamentos educacionais. Sítio Novo, 5(1), 6-18.

Sen, Senol, Yilmaz, Ayhan, & Temel, Senar (2016). Adaptation of the Attitude toward the Subject of Chemistry Inventory (ASCI) into Turkish. Journal of Education and Training Studies, 4(8), 27-33.

Siegel, Marcelle A., & Ranney, M. A. (2003). Developing the changes in attitude about the relevance os science (CARS) questionnaire and assessing two high school science classes. Journal of Research in Science Teaching, 40(8), 757–775.

Silva, Mônica R. (2018). A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, 34, 1-15.

Silva Filho, Sidimar Soares (2021). As dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química e sua relação com os aspectos didáticos: um estudo de caso. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.

Siqueira, Rafael M. (2019). Currículo e políticas curriculares para o ensino médio e para a disciplina Química no Brasil: uma análise na perspectiva histórico-crítica. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal da Bahia.

Wang, Carrie L., & Ha, Amy S. (2013). The theory of planned behaviour: predicting pre-service teachers’ teaching behaviour towards a constructivist approach, Sport Education and Society, 18, 222–242.

Vishnumolakala, Venkat R., Southam, Daniel C., Treagust, David F., Mocerino, Mauro, & Qureshi, Sheila. (2017). Students’ attitudes, self-efficacy and experiences in a modified process-oriented guided inquiry learning undergraduate Chemistry classroom. Chemistry Education Research and Practice, 18, 340-352.

Xu, Xiaoying, & Lewis, Jennifer E. (2011). Refinement of a Chemistry attitude measure for college students. Journal of Chemistry Education, 88(5), 561-568.

Xu, Xiaoying, Villafane, Sachel M., & Lewis, Jennifer E. (2013). College students’ attitudes toward Chemistry, conceptual knowledge and achievement: structural equation model analysis. Chemistry Education Research and Practice, 14, 188-200.

Zaichkowsky, Judith L. (1985), Measuring the involvement construct in marketing, Journal of Consumer Research, 12(3), 341-352.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Pinto, R. F., & Ribeiro Alvim, T. (2023). Atitudes de Estudantes para a Química: O que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 41–58. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5607