Os Glossários Terminológicos em Química: A Tecnologia Assistiva que Garante Acesso e Permanência do Estudante Surdo na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7298

Palavras-chave:

Ensino de Química, Surdo, Libras, Glossário bilíngue terminológico

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no CEFET-MG, se propõe a refletir acerca das questões que afetam o acesso do(a) jovem surdo(a) ao pensar científico e tecnológico e de como tais questões se relacionam à escassez de léxico terminológico em Língua Brasileira de Sinais, a Libras, bem como a carência de obras terminográficas bilíngues que contemplem a Língua Portuguesa e a Libras, seja nas áreas científica, tecnológica ou cultural. Nosso objetivo foi criar e validar sinais-termo para construção de um glossário terminológico que contemple os materiais e procedimentos utilizados em um laboratório de Química. Na metodologia, ressaltamos a relevância da equipe para a criação do glossário, a qual é constituída por um mestrando surdo, uma intérprete, uma professora de Laboratório de um curso técnico em Química, Mestra em Química e Doutora em Educação e uma Dra. em Linguística. Foram criados e validados oitenta e oito (88) sinais nas categorias: Materiais de laboratório, Equipamento de laboratório, Fenômeno, Procedimento, EPI, Ambiente Escolar e Reagentes. Todos os 88 sinais-termo foram validados por um grupo de estudantes intérpretes  e surdos, juntamente com a professora linguista do curso Letras-Libras da UFMG.

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Biografia do Autor

Felipe de Castro Teixeira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Terezinha Ribeiro Alvim, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Vera Lúcia de Souza e Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

de Castro Teixeira, F., Ribeiro Alvim, T., & de Souza e Lima, V. L. (2024). Os Glossários Terminológicos em Química: A Tecnologia Assistiva que Garante Acesso e Permanência do Estudante Surdo na Escola. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 46–62. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7298