A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em Anais de Eventos Científicos Brasileiros de Educação em Ciências: Um Mapeamento por Meio da Análise Textual Discursiva
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5801Palavras-chave:
Currículo, BNCC, Eventos científicos, Educação em CiênciasResumo
Em processo de consolidação nas redes educacionais de todo o Brasil, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), juntamente com o Novo Ensino Médio, tem promovido significativas mudanças na organização escolar, nos currículos e nos objetivos das políticas educacionais. Assim, ao considerar este novo cenário, buscou-se analisar as publicações relacionadas à BNCC-EM oriundas de 11 anais dos cinco principais eventos acadêmicos-científicos brasileiros na área de Química, Ensino de Química e Educação em Ciências, no período de 2019 a 2022, na tentativa de compreender como o novo currículo tem sido recebido pela comunidade de pesquisa e o que se tem produzido por meio dele. Para tanto, optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa do tipo mapeamento de publicações e para a análise de dados, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi. Como resultados, foram encontradas 16 publicações, ao qual derivaram a produção de três metatextos: I) crítica à BNCC como currículo e política educacional; II) BNCC, discursos justificatórios e sua lógica neoliberal; e III) resultados de outras pesquisas a partir da BNCC. Em síntese, identificou-se a ocorrência de profundas críticas à BNCC-EM, tanto como currículo obrigatório, quanto em termos de política educacional que influencia e justifica uma sucessão de outras ações educacionais. Evidencia-se que as produções acadêmicas apontam para uma lógica neoliberal que permeia o texto curricular, cujos aspectos formativos se voltam para o mundo laboral e para as questões pragmáticas cotidianas, produzindo aligeiramento e esvaziamento da formação integral, crítica e cidadã dos estudantes.Downloads
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