Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 1 (2024)
v. 10 n. 1 (2024)
.
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1
Publicado:
2024-09-02
Editorial
Editorial
José Euzebio Simões Neto
2-3
PDF
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira
Róger Vinicius Nunes Queiroz da Costa, Daniel Barcelos da Cunha , Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
4-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727
A Fragmentação das Ciências Químicas na BNCC: Uma Análise do Currículo Formativo no Ensino Médio
Alexya Heller Nogueira Rabelo, João Guilherme Nunes Pereira, Maria Cleide Da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio
22-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6067
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
A Legalização da Maconha no Brasil: Desenvolvendo Diálogos Decoloniais no Ensino de Química
Júlia Martins Figueiredo, Lourinalda Luiza Dantas da Silva
39-63
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6259
Ensino de Química na Perspectiva Inclusiva: Um Mapeamento nos Programas de Pós-Graduação na Área de “Ensino”
Marcela Openheimer, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
64-89
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5576
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
As Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Docente de seus Mediadores
Patrícia Abranches Geraldo, Andréia Francisco Afonso
90-102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4895
Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química
Thiago Bernardo Cavassani, Guilherme Seminatti , Thayná Victoria Nascimento, Fabricio Gonçalves Ferreira
103-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Metodologias Ativas no Ensino de Bioquímica: Uma Revisão Integrativa
José de Nazareno Ferreira dos Santos, Petronio Augusto Simão De Souza
125-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5369
A Argumentação Dialógica como Fundamento para Aprendizagem Significativa Crítica na Construção Individual de Mapas Conceituais
Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Raquel Cordeiro Nogueira Lima
138-152
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5534
Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais
Daniel Alexandre Afonso, Arilson Silva, Everton Bedin
153-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729
Arco de Maguerez no Ensino de Química: Produções Acadêmicas entre 2013 e 2023
Camila de Viana Arguello, Jorge Cardoso Messeder
171-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141
Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química
Milene Guena Santos, Daniela Marques Alexandrino
186-214
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131
Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq
Angélica dos Santos Coelho, João Luiz Gasparin, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França
215-233
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080
Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química
Patricia Fernandes Lootens Machado, Leandro Inácio de Souza , Roberto Ribeiro da Silva
234-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651
Estratégias Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Utilidade e Eficiência de uma Avaliação Observacional em uma Escola do Município de Campo Maior-PI
Bruna Rafaela Silva Ibiapina, José Antonio de Sousa, Carlene de Souza Bitu
262-279
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5586
Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira
Anike Arnaud, Carmen Fernandez
280-302
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5788
Estilos de Aprendizagem como Ferramenta de Análise do Desempenho de uma Turma de Química no Ensino Médio
Ivanilson Vieira Souza Junior, Alcione Torres Ribeiro , Marcos Antonio Pinto Ribeiro
303-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5614
Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas
André Luís Silva da Silva, Jaqueline Camargo Sena Régio, Paulo Rogério Garcez de Moura, Sabrina Nunes Ribas, José Cláudio Del Pino
324-343
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Análise dos Experimentos Presentes nos Livros Didáticos de Química Selecionados pelo PNLD 2018
Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires
344-363
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.2657
História das Ciências Africana e Afro-Brasileira, uma Perspectiva Decolonial no Ensino de Química Pautado na Lei 11.645/2008
Marcia Helena Alvim, Gabriel Henrique Costa Bento
364-378
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5891
Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química
A Representatividade da Área da Educação Química em Trabalhos de Iniciação Científica no Brasil
Roberta Maura Calefi, Thiago Antunes-Souza
379-398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5838
Debates em Linguagem no Ensino de Química
O Átomo é Visível? Detectável? Retratável? Uma Pesquisa sobre a Utilização e Concepção de Termos de Licenciandos das Ciências Naturais
Guilherme Manassés Pegoraro, Alessandro de Souza Mourato, Giovanni Miraveti Carriello, Giovanni Pimenta Mambrini, João Batista dos Santos Junior
399-417
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4893
Uma Nova Proposta para Introduzir Aspectos Teóricos-Metodológicos para o Planejamento de uma Sequência de Ensino de Química/Ciências por Investigação que Promova a Argumentação
Breno de Matos de Jesus, Marina Martins, Cristiane Martins da Silva
418-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5742
Especial
Nicéa Quintino Amauro
Mércia Otaviana Barbosa de Sá
452-454
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral