v. 10 n. 1 (2024)

					Visualizar v. 10 n. 1 (2024)
.
Publicado: 2024-09-02

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727
    Róger Vinicius Nunes Queiroz da Costa, Daniel Barcelos da Cunha , Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
    4-21
  • A Fragmentação das Ciências Químicas na BNCC: Uma Análise do Currículo Formativo no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6067
    Alexya Heller Nogueira Rabelo, João Guilherme Nunes Pereira, Maria Cleide Da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio
    22-38

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

  • A Legalização da Maconha no Brasil: Desenvolvendo Diálogos Decoloniais no Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6259
    Júlia Martins Figueiredo, Lourinalda Luiza Dantas da Silva
    39-63
  • Ensino de Química na Perspectiva Inclusiva: Um Mapeamento nos Programas de Pós-Graduação na Área de “Ensino”

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5576
    Marcela Openheimer, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
    64-89

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

  • As Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Docente de seus Mediadores

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4895
    Patrícia Abranches Geraldo, Andréia Francisco Afonso
    90-102
  • Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963
    Thiago Bernardo Cavassani, Guilherme Seminatti , Thayná Victoria Nascimento, Fabricio Gonçalves Ferreira
    103-124

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Metodologias Ativas no Ensino de Bioquímica: Uma Revisão Integrativa

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5369
    José de Nazareno Ferreira dos Santos, Petronio Augusto Simão De Souza
    125-137
  • A Argumentação Dialógica como Fundamento para Aprendizagem Significativa Crítica na Construção Individual de Mapas Conceituais

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5534
    Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Raquel Cordeiro Nogueira Lima
    138-152
  • Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729
    Daniel Alexandre Afonso, Arilson Silva, Everton Bedin
    153-170
  • Arco de Maguerez no Ensino de Química: Produções Acadêmicas entre 2013 e 2023

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141
    Camila de Viana Arguello, Jorge Cardoso Messeder
    171-185
  • Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131
    Milene Guena Santos, Daniela Marques Alexandrino
    186-214
  • Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080
    Angélica dos Santos Coelho, João Luiz Gasparin, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França
    215-233
  • Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651
    Patricia Fernandes Lootens Machado, Leandro Inácio de Souza , Roberto Ribeiro da Silva
    234-261
  • Estratégias Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Utilidade e Eficiência de uma Avaliação Observacional em uma Escola do Município de Campo Maior-PI

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5586
    Bruna Rafaela Silva Ibiapina, José Antonio de Sousa, Carlene de Souza Bitu
    262-279
  • Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5788
    Anike Arnaud, Carmen Fernandez
    280-302
  • Estilos de Aprendizagem como Ferramenta de Análise do Desempenho de uma Turma de Química no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5614
    Ivanilson Vieira Souza Junior, Alcione Torres Ribeiro , Marcos Antonio Pinto Ribeiro
    303-323
  • Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957
    André Luís Silva da Silva, Jaqueline Camargo Sena Régio, Paulo Rogério Garcez de Moura, Sabrina Nunes Ribas, José Cláudio Del Pino
    324-343

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

  • Análise dos Experimentos Presentes nos Livros Didáticos de Química Selecionados pelo PNLD 2018

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.2657
    Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires
    344-363
  • História das Ciências Africana e Afro-Brasileira, uma Perspectiva Decolonial no Ensino de Química Pautado na Lei 11.645/2008

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5891
    Marcia Helena Alvim, Gabriel Henrique Costa Bento
    364-378

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

  • A Representatividade da Área da Educação Química em Trabalhos de Iniciação Científica no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5838
    Roberta Maura Calefi, Thiago Antunes-Souza
    379-398

Debates em Linguagem no Ensino de Química

Especial