Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 1 (2024)
v. 10 n. 1 (2024)
.
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1
Publicado:
2024-09-02
Editorial
Editorial
José Euzebio Simões Neto
2-3
PDF
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Paradigmas de formação docente em cursos de Licenciatura em Química no estado do Acre na região da Amazônia legal brasileira
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5727
Róger Vinicius Nunes Queiroz da Costa, Daniel Barcelos da Cunha , Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
4-21
PDF
A Fragmentação das Ciências Químicas na BNCC: Uma Análise do Currículo Formativo no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6067
Alexya Heller Nogueira Rabelo, João Guilherme Nunes Pereira, Maria Cleide Da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio
22-38
PDF
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
A Legalização da Maconha no Brasil: Desenvolvendo Diálogos Decoloniais no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6259
Júlia Martins Figueiredo, Lourinalda Luiza Dantas da Silva
39-63
PDF
Ensino de Química na Perspectiva Inclusiva: Um Mapeamento nos Programas de Pós-Graduação na Área de “Ensino”
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5576
Marcela Openheimer, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
64-89
PDF
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
As Contribuições de um Centro de Ciências para a Formação Docente de seus Mediadores
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4895
Patrícia Abranches Geraldo, Andréia Francisco Afonso
90-102
PDF
Divulgação Científica e os Três Momentos Pedagógicos: Contribuições à Formação de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4963
Thiago Bernardo Cavassani, Guilherme Seminatti , Thayná Victoria Nascimento, Fabricio Gonçalves Ferreira
103-124
PDF
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Metodologias Ativas no Ensino de Bioquímica: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5369
José de Nazareno Ferreira dos Santos, Petronio Augusto Simão De Souza
125-137
PDF
A Argumentação Dialógica como Fundamento para Aprendizagem Significativa Crítica na Construção Individual de Mapas Conceituais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5534
Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Raquel Cordeiro Nogueira Lima
138-152
PDF
Mobilizando os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais no Ensino de Cinética Química por meio das Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5729
Daniel Alexandre Afonso, Arilson Silva, Everton Bedin
153-170
PDF
Arco de Maguerez no Ensino de Química: Produções Acadêmicas entre 2013 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141
Camila de Viana Arguello, Jorge Cardoso Messeder
171-185
PDF
Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131
Milene Guena Santos, Daniela Marques Alexandrino
186-214
PDF
Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080
Angélica dos Santos Coelho, João Luiz Gasparin, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França
215-233
PDF
Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos em um Curso de Licenciatura em Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5651
Patricia Fernandes Lootens Machado, Leandro Inácio de Souza , Roberto Ribeiro da Silva
234-261
PDF
Estratégias Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Utilidade e Eficiência de uma Avaliação Observacional em uma Escola do Município de Campo Maior-PI
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5586
Bruna Rafaela Silva Ibiapina, José Antonio de Sousa, Carlene de Souza Bitu
262-279
PDF
Dificuldades de Aprendizagem de Oxirredução e a Abordagem do Conteúdo em Livros Didáticos da Educação Básica Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5788
Anike Arnaud, Carmen Fernandez
280-302
PDF
Estilos de Aprendizagem como Ferramenta de Análise do Desempenho de uma Turma de Química no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5614
Ivanilson Vieira Souza Junior, Alcione Torres Ribeiro , Marcos Antonio Pinto Ribeiro
303-323
PDF
Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957
André Luís Silva da Silva, Jaqueline Camargo Sena Régio, Paulo Rogério Garcez de Moura, Sabrina Nunes Ribas, José Cláudio Del Pino
324-343
PDF
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Análise dos Experimentos Presentes nos Livros Didáticos de Química Selecionados pelo PNLD 2018
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.2657
Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires
344-363
PDF
História das Ciências Africana e Afro-Brasileira, uma Perspectiva Decolonial no Ensino de Química Pautado na Lei 11.645/2008
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5891
Marcia Helena Alvim, Gabriel Henrique Costa Bento
364-378
PDF
Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química
A Representatividade da Área da Educação Química em Trabalhos de Iniciação Científica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5838
Roberta Maura Calefi, Thiago Antunes-Souza
379-398
PDF
Debates em Linguagem no Ensino de Química
O Átomo é Visível? Detectável? Retratável? Uma Pesquisa sobre a Utilização e Concepção de Termos de Licenciandos das Ciências Naturais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4893
Guilherme Manassés Pegoraro, Alessandro de Souza Mourato, Giovanni Miraveti Carriello, Giovanni Pimenta Mambrini, João Batista dos Santos Junior
399-417
PDF
Uma Nova Proposta para Introduzir Aspectos Teóricos-Metodológicos para o Planejamento de uma Sequência de Ensino de Química/Ciências por Investigação que Promova a Argumentação
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5742
Breno de Matos de Jesus, Marina Martins, Cristiane Martins da Silva
418-451
PDF
Especial
Nicéa Quintino Amauro
Mércia Otaviana Barbosa de Sá
452-454
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
i
e-ISSN
: 2447-6099
Qualis
: A3 - Ensino
Periodicidade
: Trimestral