Estratégias Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Utilidade e Eficiência de uma Avaliação Observacional em uma Escola do Município de Campo Maior-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5586

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Estratégias Pedagógicas, Inclusão, Ensino de Ciências

Resumo

A pesquisa foi observacional em uma escola do município de Campo Maior/PI (Brasil) na turma de 4° ano, investigando as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores de ciências e matemática do ensino fundamental, para uma turma com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como analisar a interação destes alunos com o discente com TEA em sala de aula. Sabendo que educação de qualidade é um direito das pessoas com ou sem autismo, o professor precisa aprender a conviver e a ensinar na diversidade, contudo, a falta de informação e a falta do ensino colaborativo entre professores das disciplinas e da professora de apoio, torna o processo frágil. Ao longo dos três meses de observação notou-se que há interação por parte de todos os alunos da sala, sendo importante para o processo de aprendizagem do aluno. Ainda foi observada uma narrativa do professor de ciências buscando trabalhar a linguagem falada dos conteúdos aplicados em sala, a qual foi avaliada como uma alternativa significativa no processo de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Bruna Rafaela Silva Ibiapina, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

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José Antonio de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

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Carlene de Souza Bitu, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Ibiapina, B. R. S., Sousa, J. A., & Bitu, C. de S. (2024). Estratégias Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Utilidade e Eficiência de uma Avaliação Observacional em uma Escola do Município de Campo Maior-PI. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 262–279. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5586

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química