Uma Nova Proposta para Introduzir Aspectos Teóricos-Metodológicos para o Planejamento de uma Sequência de Ensino de Química/Ciências por Investigação que Promova a Argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5742

Palavras-chave:

Argumentação, Sequência de Ensino por Investigação, Ensino de Química/Ciências, Referenciais Teóricos-Metodológicos

Resumo

Pesquisadores da área da Educação em Ciências têm defendido que o ensino por meio da investigação pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes conhecimentos. No entanto, o ensino investigativo, por si só, não garante aos estudantes o desenvolvimento argumentativo. Assim, visando contribuir para o planejamento de atividades investigativas articuladas à argumentação, este estudo pretende responder às seguintes questões de pesquisa: quais aspectos devem ser considerados no planejamento de uma sequência de ensino de Química/Ciências investigativo que promova a argumentação e como eles devem ser considerados? Para isso, foi planejada uma sequência de ensino por investigação que promove a argumentação no ensino de Química/Ciências, a partir da integração de um novo referencial teórico-metodológico de argumentação proposto por Martins e Macagno, juntamente com outro, já consolidado área, de ensino por investigação proposto por Carvalho. Os resultados mostram que as atividades foram planejadas para atingir diferentes objetivos, incluindo os de compartilhar informações, elaborar explicação(es) para um fenômeno em discussão, investigar/testar a validade de uma ou mais hipóteses a partir de evidências e propor uma solução/ação para um problema em discussão. Além disso, as perguntas das atividades foram construídas para alcançar diferentes tipos de movimentos dialógicos, a saber: de deliberação, descoberta, compartilhamento de informações e investigação, articulados, em muitos casos, a movimentos persuasivos. Tanto o processo de elaboração da sequência didática como ela própria evidenciam como os referenciais teóricos-metodológicos supracitados podem ser utilizados para estruturar atividades de ensino investigativas potencialmente argumentativas.

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Biografia do Autor

Breno de Matos de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

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Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

.  

Cristiane Martins da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

de Matos de Jesus, B., Martins, M., & Martins da Silva, C. (2024). Uma Nova Proposta para Introduzir Aspectos Teóricos-Metodológicos para o Planejamento de uma Sequência de Ensino de Química/Ciências por Investigação que Promova a Argumentação. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 418–451. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5742

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química