Explorando Aprendizagens de e Sobre Ciências de Alunos da Educação Básica
Palavras-chave:
Natureza da Ciência, Aprendizagem, Ensino Médio, Caso HistóricoResumo
Na Educação Básica, as aprendizagens de conteúdos científicos e sobre Ciências se justificam, pois podem contribuir para a formação de alunos como cidadãos letrados cientificamente. No entanto, em geral, o ensino está pautado na aprendizagem de conteúdos de ciências e de habilidades mecânicas, como as de operar equipamentos e memorizar conceitos. Assim, com o intuito de contribuir para que este quadro seja modificado, o presente trabalho relata a aplicação de uma série de atividades que tinham como objetivo discutir conteúdos deCiências e sobreCiências a partir de um pano de fundo histórico de elaboração, desenvolvimento e avaliação de modelos atômicos. As atividades foram aplicadas em uma turma de Química do segundo ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que os alunos expressaram visões menos ingênuas e mais amplas sobre Ciências, bem como aprenderam o conteúdo químico relacionado a modelos atômicos. Como implicação desse trabalho, esperamos motivar professores da Educação Básica a discutir aspectos sobre Ciências e motivar pesquisadores a desenvolver mais estudos sobre essa temática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Martins, M., & Justi, R. (2021). Explorando Aprendizagens de e Sobre Ciências de Alunos da Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 153–173. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2747
Edição
Seção
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Licença
Copyright (c) 2020 Marina Martins, Rosária Justi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.