O Átomo é Visível? Detectável? Retratável? Uma Pesquisa sobre a Utilização e Concepção de Termos de Licenciandos das Ciências Naturais
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.4893Palavras-chave:
Terminologia, Microscopia, Formação de professores, PolissemiaResumo
A visibilidade ou invisibilidade do átomo não é algo de fácil discussão, seja em níveis instrumentais, com as técnicas e aparelhos para este fim, ou dentro da esfera terminológica, se relacionando com a definição das palavras e a discussão sobre o que é algo visível ou invisível. Essa discussão ocorre também em salas de aula por intermédio do professor, o qual nem sempre utiliza os termos de forma consoante com a literatura científica. Dados esses pontos, o presente trabalho teve como intuito compreender a utilização dos termos que futuros professores utilizam para descrever as propriedades do átomo, tal como analisar, de forma geral, o quão próximo ou distante os termos utilizados estão dos avanços científicos da microscopia de um átomo isolado. Ao final do trabalho, se percebeu que os termos utilizados pelos futuros professores de Ciências Naturais muitas vezes se distanciam dos avanços tecnológicos da microscopia, podendo servir como uma ferramenta que perpetua as concepções alternativas dos alunos sobre o átomo, o que pode prejudicar a compreensão dos alunos deste conceito, tão importante para as ciências.Downloads
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