Percepções de um Licenciando em Química e de um Ex-Aluno sobre o Uso do Laboratório entre uma Escola Pública e outra Técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5794

Palavras-chave:

Percepção, Estágio, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Centro Paulo Souza

Resumo

O presente artigo investigou as percepções de um licenciando em química sobre as aulas práticas em laboratório de duas escolas frente às percepções de um ex-aluno das duas escolas. Uma escola era vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a outra ao Centro Paula Souza. Foram comparadas as aulas experimentais e a postura dos alunos nelas, a infraestrutura dos laboratórios das escolas, a visão dos docentes perante esse tema e analisados os relatados de um aluno do Centro Paula Souza, que havia cursado o Ensino Médio na mesma escola vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo analisada. Foi percebido que as diferenças foram similares com as descritas na literatura quando comparado escolas públicas com privadas. Ambas as escolas apresentam bons equipamentos e reagentes laboratoriais, sendo a escola do Centro Paula Souza a mais estruturada, todavia, a falta de espaço físico no laboratório da escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, juntamente com relato do docente e consulta da literatura, indicam que pouco adianta possuir apenas equipamentos e materiais para serem utilizados pelo professor em aula de laboratório se ele não tiver tempo para preparação das atividades e espaço físico adequado no laboratório para os alunos. Ao comparar as percepções do aluno que estudou em ambas escolas com a do licenciando, foi possível concluir que, embora eles passassem em sua formação pelas mesmas escolas, cada um possui uma percepção distante sobre elas.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Carriello, G. M., Pegoraro, G. M. ., Santos Júnior, J. B. dos ., & Benedetti Filho, E. (2023). Percepções de um Licenciando em Química e de um Ex-Aluno sobre o Uso do Laboratório entre uma Escola Pública e outra Técnica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 148–164. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5794

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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