Uma estratégia para o ensino de modelos atômicos baseada nos três momentos pedagógicos
Palavras-chave:
Modelos Atômicos, três momentos pedagógicos, Ensino de QuímicaResumo
Este estudo apresenta o uso de uma estratégia para o ensino de modelos atômicos, baseando-se na teoria dos três momentos pedagógicos, com adoção de métodos indutivos e investigativos. No total de cinco aulas, os modelos atômicos de Dalton, Rutherford e Rutherford-Bohr foram ensinados. Três questionários foram aplicados durante diferentes momentos: antes das atividades, após as cinco aulas e seis meses depois. Os resultados indicam que os estudantes tinham concepções equivocadas sobre “matéria” e “átomos” inicialmente, sendo também incapazes de estabelecer conexões entre esses termos e o mundo macroscópico. Após todas as atividades terem sido realizadas usando esse método, os questionários mostraram que os estudantes passaram a compreender melhor os conceitos de “matéria” e “átomos”. Baseando-se nas ideias de Ausubel, uma parte considerável dos estudantes demonstrou aprendizagem significativa, especialmente no que se refere a formar uma conexão entre os mundos microscópico e macroscópico. Apesar das limitações encontradas nessa estratégia, consideramos que a frequência dos estudantes nas cinco aulas é fundamental para a evolução das ideias e os docentes precisam ter acesso a uma estrutura básica, caso queiram reproduzir a experiência, que os permita realizar atividades experimentais e simulações, como laboratórios didáticos, computadores e acesso à internet.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-07
Como Citar
Carriello, G. M., Pegoraro, G. M., Batista, J. R. D., Filho, J. F., & Junior, J. B. dos S. (2021). Uma estratégia para o ensino de modelos atômicos baseada nos três momentos pedagógicos. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 166–185. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3743
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2021 Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, Jonata Rodrigues Dias Batista, Jorge Fernandes Filho, João Batista dos Santos Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.