Arco de Maguerez no Ensino de Química: Produções Acadêmicas entre 2013 e 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141

Palavras-chave:

Arco de Maguerez, Ensino de Química, Metodologia da Problematização

Resumo

O presente estudo se propõe a analisar a produção acadêmica sobre o uso do Método do Arco de Maguerez no ensino de química, entre 2013 e 2023, a fim de avaliar e sintetizar os principais referenciais teóricos adotados, as estratégias utilizadas na aplicação do método e as conclusões concebidas pelos trabalhos encontrados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico nos moldes do Estado do Conhecimento. A partir da pesquisa realizada, foram encontrados sete trabalhos que atendiam os critérios de seleção, sendo cinco artigos e duas dissertações. A partir da análise dos trabalhos, concluímos que o Método do Arco de Maguerez possui grande potencial em promover maior engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, mas nem sempre é adotado de forma coerente com seus pressupostos em sala de aula. Nesse sentido, faz-se necessário tecer maiores orientações para a aplicação adequada do método em aulas de química, a fim de que seja possível explorar adequadamente todo o seu potencial.

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Biografia do Autor

Camila de Viana Arguello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

de Viana Arguello, C., & Messeder, J. C. (2024). Arco de Maguerez no Ensino de Química: Produções Acadêmicas entre 2013 e 2023. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 171–185. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6141

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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