Conhecimento Científico e Situações do Cotidiano: Investigação da Vitamina C como meio de Aproximação das Crianças aos Fenômenos Químicos
Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Ensino de Química. Vitamina C.Resumo
Este estudo se alicerça em um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir temas químicos do cotidiano, em atividades para um ensino CTS nos anos iniciais da Educação. Para este artigo foi escolhido o relato de uma atividade que buscou relações entre os conceitos químicos e a saúde humana, apresentando a vitamina C como mote central. Os dados da investigação advieram de uma intervenção pedagógica com 22 estudantes de uma unidade escolar municipal de Duque de Caxias (RJ). A pesquisa, de abordagem qualitativa, seguiu as etapas: (i) roda de conversa; (ii) visita à horta da escola e (iii) atividade investigativa no laboratório de ciências. Os resultados revelaram que a utilização de uma aula experimental pode impactar no processo de desenvolvimento da criança tanto no aspecto intelectual como no social, visto que as informações aprendidas pelos alunos transcenderam o ambiente escolar de forma a gerar um conhecimento mais significativo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Cardoso, A. C. de O., Barros, H. N. da S., Oliveira, D. A. A. dos S., & Messeder, J. C. (2019). Conhecimento Científico e Situações do Cotidiano: Investigação da Vitamina C como meio de Aproximação das Crianças aos Fenômenos Químicos. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 87–99. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2482
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.