Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957Palavras-chave:
Experimentação, Relação teoria-prática, Ensino-Aprendizagem, Análise discursivaResumo
Este artigo apresenta, discute e analisa resultados obtidos a partir de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no âmbito do curso de Ciências Exatas – Licenciatura, ênfase em Química, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Caçapava do Sul/RS, no período de 2022. Apresenta como público-alvo alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Santana da Boa Vista/RS, pertencente à rede pública de educação. Teve como objetivo investigar e discutir a potencialidade de um plano de ensino, sob pressupostos da Atividade Experimental Problematizada (AEP), em contribuição aos processos de ensino-aprendizagem em Química, ao se tratar da temática misturas. A pesquisa se deu em caráter qualitativo e a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) foi utilizada na análise das escritas dos alunos, a partir da aplicação de questionários. Desse processo/procedimento emergências surgem, sistematizadas em dois Metatextos, os quais refletem sobre os modos e potencialidades contributivos da experimentação no ensino e na aprendizagem da Química, especificamente com relação à familiaridade e interesse dos alunos por temas científicos e interfaces entre objetos de conhecimento balizadores da experimentação e realidades cotidianas. Como possíveis conclusões e implicações à área, pretende-se fomentar o uso e a avaliação da experimentação no Ensino de Química.Downloads
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