Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957

Palavras-chave:

Experimentação, Relação teoria-prática, Ensino-Aprendizagem, Análise discursiva

Resumo

Este artigo apresenta, discute e analisa resultados obtidos a partir de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no âmbito do curso de Ciências Exatas – Licenciatura, ênfase em Química, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Caçapava do Sul/RS, no período de 2022. Apresenta como público-alvo alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Santana da Boa Vista/RS, pertencente à rede pública de educação. Teve como objetivo investigar e discutir a potencialidade de um plano de ensino, sob pressupostos da Atividade Experimental Problematizada (AEP), em contribuição aos processos de ensino-aprendizagem em Química, ao se tratar da temática misturas. A pesquisa se deu em caráter qualitativo e a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) foi utilizada na análise das escritas dos alunos, a partir da aplicação de questionários. Desse processo/procedimento emergências surgem, sistematizadas em dois Metatextos, os quais refletem sobre os modos e potencialidades contributivos da experimentação no ensino e na aprendizagem da Química, especificamente com relação à familiaridade e interesse dos alunos por temas científicos e interfaces entre objetos de conhecimento balizadores da experimentação e realidades cotidianas. Como possíveis conclusões e implicações à área, pretende-se fomentar o uso e a avaliação da experimentação no Ensino de Química.

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Biografia do Autor

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

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Jaqueline Camargo Sena Régio, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

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Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Sabrina Nunes Ribas, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

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José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Silva da Silva, A. L., Sena Régio, J. C., Garcez de Moura, P. R., Nunes Ribas, S., & Del Pino, J. C. (2024). Atividade Experimental Problematizada (AEP): Análise de uma Pesquisa-Intervenção no Ensino de Química da Educação Básica Tratando da Temática Misturas. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 324–343. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química