Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5068Palavras-chave:
Relação professor-aluno, Afetividade, Ensino de ciênciasResumo
O presente artigo traz discussões referentes a uma pesquisa qualitativa que objetivou explorar, a partir da percepção discente, a temática “relação professor-aluno e afetividade” no Ensino de Ciências, por meio de questionários e entrevistas com alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio, em duas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos foram tratados pela Análise de Conteúdo e, a partir disso, foi possível conhecer as concepções dos estudantes acerca do tema e relacioná-las com aspectos importantes para o Ensino de Ciências no Ensino Médio, baseando-se no sociointeracionismo e demais referenciais teórico-metodológicos adotados na pesquisa, os quais denotam que o enfoque afetivo qualifica as relações professor-aluno estabelecidas em sala de aula, potencializando o aprendizado nas disciplinas da área das Ciências da Natureza, por meio da mediação do professor. Por fim, são apontados resultados que corroboram que a relação entre os principais agentes dos processos de ensino e de aprendizagem não está pautada somente nos aspectos conteudistas mas também nos aspectos relacionais que se constroem na escola.Downloads
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