Serendipidade e Arte na Educação em Química: Apresentando a WikiArt, uma Enciclopédia de Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4902

Palavras-chave:

Cultura digital., Interdisciplinaridade, Ensino de química, História e filosofia das ciências.

Resumo

A cultura escolar tem cada vez mais espelhado as mudanças trazidas pela massificação das tecnologias digitais, modificando hábitos de aprendizagem e de ensino junto com o estabelecimento de uma fluída cultura digital. Diversos artigos acadêmicos têm enfatizado a variedade de aplicativos, de mídias digitais e de redes sociais que podem ser usadas em abordagens conceituais ou temáticas para o ensino de química. Neste artigo, apresentamos um aplicativo (ou site da Internet) de enciclopédia visual – a WikiArt – que pode vir a ser usado como fonte de consulta, de descobertas e de encantamentos para propostas de ensino de caráter interdisciplinar entre as Ciências da Natureza (particularmente química) e as Artes Plásticas. Além disso, buscamos exemplificar o papel da serendipidade no encontro de expressões artísticas dos mundos possíveis do universo invisível. Por fim, sugerimos que essa aproximação interdisciplinar pode auxiliar na tematização de discussões em história e filosofia da química (ou das ciências).

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Biografia do Autor

Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari

UNIVATES

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Zarichta Nichele Eichler, T., Eichler, M. L., & Del Pino, J. C. (2023). Serendipidade e Arte na Educação em Química: Apresentando a WikiArt, uma Enciclopédia de Artes Visuais. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 92–106. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4902

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

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