Celebrar a Resistência: A Experiência de Discussão de Livros na Voragem
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5601Palavras-chave:
Ensino, Formação de professores, Vícios epistêmicos, AgnotologiaResumo
Neste artigo apresenta-se a reelaboração de fala em mesa redonda do 41º. Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química, realizado em outubro de 2022, na cidade de Pelotas/RS. Conforme solicitação da coordenação do evento, na abertura da mesa, buscou-se mostrar a trajetória de leitura e discussão de livros com professoras e professores da educação básica, durante os momentos trevosos que vivemos recentemente (2019-2022). Nesse sentido, descreve-se um resumo de disciplinas (seminários avançados e leituras dirigidas) lecionadas no PPG Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da tematização da Sociedade da Ignorância, foi relembrado um pouco das discussões realizadas, evocando os debates sobre a agnotologia, a função da escola, as pedagogias freirianas e a semiótica dos meios de comunicação de massas, principalmente em relação a sua manifestação contemporânea em redes sociais e em plataformas digitais. Por fim, defende-se a necessidade (mas não a suficiência) dos múltiplos letramentos para a mitigação (porque a superação é improvável, senão impossível) do florescimento ou da difusão da ignorância nos espaços escolares.Downloads
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