A Representatividade da Área da Educação Química em Trabalhos de Iniciação Científica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5838

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Formação de Professores, Pesquisa em Ensino de Química

Resumo

No presente artigo, estudamos as relações entre trabalhos desenvolvidos em projetos de Iniciação Cientifica – IC, em cursos de Licenciatura em Química, com contribuições teórico-metodológicas e os pesquisadores da área da pesquisa em Educação Química no Brasil. Nosso objetivo é: analisar de que modo a produção científica da área de Educação Química se manifesta nos trabalhos de IC. Para tal, esta investigação, de cunho qualitativo, está baseada em pesquisa documental, na qual foi realizada uma coleta dos dados por meio de acesso ao banco de dados das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química – RASBQ, no período de 2006 a 2021 (reuniões 29ª a 44ª RASBQ). A análise dos 194 trabalhos selecionados é realizada por leitura dos resumos, classificação por eixos temáticos, identificação de traços gerais (ano, temática, ênfase, metodologia, palavras-chaves, instituição, autores e referências bibliográficas), investigando-os à luz das contribuições da produção científica da área de Pesquisa da Educação Química e da literatura educacional sobre a pesquisa na formação inicial. Os dados revelam que a produção científica dos trabalhos de IC analisados são representativos da área da Educação Química no que se refere aos temas de pesquisa, abordagem metodológica e referenciais próprios daquele campo de conhecimento. 

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Biografia do Autor

Roberta Maura Calefi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Referências

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Maura Calefi, R., & Antunes-Souza, T. (2024). A Representatividade da Área da Educação Química em Trabalhos de Iniciação Científica no Brasil. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 379–398. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5838

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

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