Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições à Formação Inicial de Professores/as de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3172Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino de Química, Análise do ConteúdoResumo
Neste trabalho foi realizado um estudo a respeito das contribuições que o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) oferece à formação inicial docente, com ênfase no professor de Química, de acordo com experiências adquiridas por graduandos do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A pesquisa foi desenvolvida durante as disciplinas de Estágio Supervisionado - Vivências no Ensino Médio I e II, com 16 graduandos do campus de Salvaterra-PA. A interpretação dos dados coletados foi realizada com aporte na “Análise de Contéudo”. Dentre os resultados, foi apresentado que a metodologia do orientador de estágio foi importante para o desenvolvimento do estágio, pois além de oportunizar experiências no campo escolar, foi possível o incentivo à reflexão e diálogo sobre os desafios da prática docente. A maioria dos discentes apontou a satisfação com o resultado do estágio, em vista que, conseguiram vivenciar o ser professor e manter a aproximação da teoria da universidade com a prática escolar. Portanto, o ECS promoveu o desenvolvimento de habilidades e competências, ademais, permitindo que ao longo da disciplina, os estagiários pudessem fazer a reflexão da ação pedagógica e avaliar sua prática profissional em formação.Downloads
Referências
Baccon, Ana Lúcia Pereira (2005). O professor como um lugar: um modelo para análise da regência de classe. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.
Bardin, Laurence (2009). Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70.
Berton, Alessandra Novais Bassetto (2015). A didática no ensino da Química. In Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Org.), XII Congresso Nacional de Educação: Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente (pp. 26550-26559). Curitiba, PR: EDUCERE.
Bolzan, Dóris Pires Vargas (2007). A construção do conhecimento pedagógico compartilhado na formação de professores. In Freita, Deisi, Giordani, Estela Maris, & Côrrea, Guilherme Carlos. (Org.). Ações educativas e estágios curriculares supervisionados (pp. 109-122). Santa Maria: Ed. UFSM.
Bonotto, Gabriele, & Felicetti, Vera Lucia (2014). Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema. Educação por Escrito, 5 (1), p. 17-29. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14919/11497
Brito, Antonia Edna (2011) (Re)discutindo a formação de professores na interface com o estágio supervisionado. Revista Iberoamericana de Educación, (56), p. 1-7. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://rieoei.org/historico/deloslectores/3908Edna.pdf
Brito, Assicleide da Silva, Lima, Maria Batista, & Lopes, Edinéia Tavares (2014). Reflexões sobre a formação inicial docente em Química a partir de memórias de professores. Scientia Plena, 10 (8), p. 1-9. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2004/1019
Cardozo, Luciana Pereira, & Pinto, Maria das Graças (2010). O estágio curricular supervisionado e a formação docente. In Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Org.), XIX Congresso de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação, & II Mostra Científica (pp. 1-5). Rio Grande do Sul: UFRGS.
Carvalho, Anna Maria Pessoa (2012). Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning.
Cavalcante, Ricardo Bezerra, Calixto, Pedro, Pinheiro, Marta Macedo Kerr, & Campos, Claudinei José Gomes (2014). Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc, 24 (1), p. 13-18. Recuperado em 28 de abril, 2021, de ts.ufpb.br/pdf/2013/2%20Metodos%20quantitat%20e%20qualitat%20-%20IFES/Análise%20de%20Conteúdo/cavalcante_calixto%20e%20pinheiro%20analise%20se%20conteudo_pdf_ba8d5805e9_0000018457.pdf
Corte, Anelise Dalla, & Lemke, Cibele (2015). O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Org.), XII Congresso Nacional de Educação: Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente (pp. 31001-31010). Curitiba, PR: EDUCERE.
Dias, Isabel Simões (2010). Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14 (1), p. 73-78. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08.pdf
Fávero, Leonor Lopes (1992). A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE.
Feldkercher, Nadiane (2016). O trabalho dos professores orientadores de estágio em cursos de formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11 (4), p. 1799-1813. Recuperado em 28 de abril, 2021, de file:///C:/Users/acer/Downloads/Dialnet-OTrabalhoDosProfessoresOrientadoresDeEstagioEmCurs-6202943.pdf
Ferreira, Márcia Neves, & Reis, Augusto da Cunha (2016). Estágio Curricular Supervisionado: o papel do supervisor na formação profissional do discente de Engenharia de Produção. Scientia Plena, 12 (2), p. 1-9. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2852/1388
Franco, Maria Amelia Santoro (2012). Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez.
Freire, Paulo (2001). Cartas de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, 15 (42), p. 259-268. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf
Freire, Paulo (2015). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Garcez, Edna Sheron da Costa, Gonçalves, Flávia Carneiro, Alves, Layla Karoline Tito, Araújo, Pedro Henrique Alves de, Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa, & Mesquita, Nyuara Araújo da Silva (2012). O estágio supervisionado em Química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5 (3), p. 149-163. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37740/29176
Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
Massoni, Neusa Teresinha, & Moreira, Marco Antônio (2017). Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: projetos, entrevistas, questionários, teoria fundamentada, redação científica. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Mesquita, Sheila Mendonça, & França, Sergio Luiz Braga (2011). A importância do estágio supervisionado na inserção de alunos de graduação no mercado de trabalho. In Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Org.), VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão (pp. 1-16). Florianópolis, SC: CNEG.
Moraes, Roque (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22, (37), p. 7-32, Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf
Parecer CNE/CP n. 1/2002, de 18 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre as Curriculares Nacionais para a formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf
Parecer CNE/CP n. 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192
Pereira, Lidiane, Benite, Claudio Machado, & Benite, Anna Canavarro (2011). Aula de Química e surdez: sobre interações pedagógicas mediadas pela visão. Revista Química Nova na Escola, 33 (1), p. 47-56. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/426/o/Aula_de_Qu%C3%ADmica_e_Surdez_sobre_intera%C3%A7%C3%B5es_pedag%C3%B3gicas_mediadas_pela_vis%C3%A3o.pdf?1357732844
Sá, Carmen, & Santos, Wildson (2011). Licenciatura em Química: carência de professores, condições de trabalho e motivação pela carreira. In Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (Org.), VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1-12). Campinas, SP: CNEG.
Santos, Marcio Bezerra, Costa, Maria Cledilma Ferreira da Silva, & Araújo, Karina Conceição Gomes Machado (2012). A experiência do estágio supervisionado no ensino médio: uma análise da prática de ensino de Biologia em uma escola de Santana do Ipanaema/AL. Scientia Plena, 8 (4), p. 1-8. Recuperado em 28 de abril, 2021, de https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/446/441
Santos, Maria Tatiana da Silva, Arruda, Cíntia de Abreu, Santana, Mayara Vanielle Ferreira da Silva, & Viana, Kilma da Silva Lima (2016). A escolha pela carreira docente em Química: desafios e perspectivas. In Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Org.), XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (pp. 1-8). Florianópolis, SC: ENEQ.
Scalabrin, Izabel Cristina, & Molinari, Adriana Maria Corder (2013). A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. UNAR. 21 (1), 1-12. Recuperado em 25 de abril, 2021, de http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_ estagio.pdf.
Silva, Camila Silveira, & Oliveira, Luiz Antônio Andrade (2009). Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. In: Nardi, R. (Org.), Ensino de Ciências e Matemática I (pp. 43-57) São Paulo: Cultura Acadêmica.
Silva, Daniele André (2015). Dificuldades de ser docente: desafios a serem superados. In Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (Org.), V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (pp. 1-10). Campina Grande: UFPB.
Universidade do Estado do Pará (2014). Manual de orientação de estágio supervisionado do curso de Ciências Naturais. Belém: UEPA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Diogo Evangelista Reis, Criscia Thaiane da Silva Machado, Lucicléia Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.