Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições à Formação Inicial de Professores/as de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3172

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de Química, Análise do Conteúdo

Resumo

Neste trabalho foi realizado um estudo a respeito das contribuições que o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) oferece à formação inicial docente, com ênfase no professor de Química, de acordo com experiências adquiridas por graduandos do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A pesquisa foi desenvolvida durante as disciplinas de Estágio Supervisionado - Vivências no Ensino Médio I e II, com 16 graduandos do campus de Salvaterra-PA. A interpretação dos dados coletados foi realizada com aporte na “Análise de Contéudo”. Dentre os resultados, foi apresentado que a metodologia do orientador de estágio foi importante para o desenvolvimento do estágio, pois além de oportunizar experiências no campo escolar, foi possível o incentivo à reflexão e diálogo sobre os desafios da prática docente. A maioria dos discentes apontou a satisfação com o resultado do estágio, em vista que, conseguiram vivenciar o ser professor e manter a aproximação da teoria da universidade com a prática escolar. Portanto, o ECS promoveu o desenvolvimento de habilidades e competências, ademais, permitindo que ao longo da disciplina, os estagiários pudessem fazer a reflexão da ação pedagógica e avaliar sua prática profissional em formação.

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Biografia do Autor

José Diogo Evangelista Reis, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e mestrando em Química Orgânica do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Já atuou como Monitor de Química e Ensino de Química do curso de Ciências Naturais (2017-2019), como professor colaborador do projeto Cursinho Popular (2016-2017) da UEPA-Campus XIX e voluntário no projeto de Iniciação Científica/CNPq: Determinação do perfil químico e atividade antioxidante de plantas medicinais de Salvaterra-PA. Dentre seus interesses de pesquisa, destacam-se: Educação Ambiental, Química de Produtos Naturais e Ensino de Química.

Criscia Thaiane da Silva Machado, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Já atuou como monitora de Metodologia Científica (2017) e de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (2018). Atualmente é professora efetiva da rede pública de ensino do município de Capanema-PA. Dentre seus interesses de pesquisa, destaca-se: Educação Quilombola.

Lucicléia Pereira da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é professora Assistente IV na Universidade do Estado do Pará, atuando no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. Pesquisadora dos Grupos Química, Ensino de Química e Meio Ambiente; Ciências e Tecnologias Aplicadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal do Centro de Ciências e Planetário do Pará. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/ Química da Universidade do Estado do Pará. Desenvolve pesquisa sobre formação inicial e continuada de professores de Química, processo de ensino aprendizagem e Educação ambiental em espaço formal e não formal.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Reis, J. D. E., Machado, C. T. da S., & da Silva, L. P. (2021). Estágio Curricular Supervisionado: Contribuições à Formação Inicial de Professores/as de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 4–21. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3172

Edição

Seção

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química