Concepções de Professores em Formação Inicial sobre a Contextualização no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5769Palavras-chave:
Formação para cidadania, Educação em Ciências, Formação DocenteResumo
Este trabalho visa analisar como licenciandos em Química compreendem a contextualização, a fim de averiguar como está sendo a apropriação e o entendimento dessa abordagem didática pelos futuros docentes, de uma universidade recém-criada a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Os dados foram obtidos via entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Em resultados, identificou-se quatro entendimentos: a contextualização como aplicação do conhecimento científico, descrição científica de fatos e processos do cotidiano, abordagem interdisciplinar e formação do cidadão crítico. De modo geral, a maioria dos licenciandos tem uma visão simplista sobre a contextualização, entendendo que contextualizar é relacionar os conhecimentos químicos com o cotidiano para facilitar a aquisição dos conhecimentos científicos e despertar a motivação dos estudantes. A compreensão limitada do significado da contextualização por parte dos licenciandos contribui para a não implementação de um ensino de Ciências contextualizado, como princípio organizador do currículo escolar na educação básica, o que sinaliza desafios a serem enfrentados nos cursos de formação inicial de professores.Downloads
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