O Estágio Supervisionado e o Desenvolvimento Profissional: Investigação das Produções Escritas de uma Estagiária de Docência em Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7201Palavras-chave:
Base de conhecimentos do magistério, Estágio docente, Desenvolvimento profissionalResumo
Apresenta-se uma pesquisa qualitativa que explora um conjunto de documentos produzidos por uma estagiária de docência em Química (em uma escola estadual de ensino médio), englobando o diário de campo e o relatório final. O objetivo é investigar a ocorrência das categorias e das fontes de conhecimento docente propostas por Shulman, assim como constatar os modelos pedagógicos presentes nos planos de aula. Foi realizada a análise de conteúdo dos textos do corpus documental mencionado. O desenvolvimento profissional docente teve conexão com a formação acadêmica em Educação/ Ensino de Química e a sabedoria decorrente das práticas pedagógicas. Nesse sentido, o estágio realizado tendeu a articular aspectos formativos teóricos e práticos. Foram explicitados os objetivos estipulados, os conteúdos previstos e as sequências didáticas planejadas pela professora em formação, constatando-se a prevalência dos modelos pedagógicos tradicional e construtivista, além de versões híbridas destes. Os resultados obtidos indicam que as reflexões e registros decorrentes do estágio contemplam elementos do modelo de ação e raciocínio pedagógicos explicado por Shulman, além de fragmentos da base de conhecimentos proposta pelo autor mencionado, incluindo: conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, conhecimento do contexto educacional, conhecimento do currículo, conhecimento pedagógico geral e conhecimento do conteúdo. Em relação ao campo da formação docente em Química, indica-se a possibilidade de que novos trabalhos sejam amparados nas evidências emanadas de relatórios de estágio e diários de campo, sendo capazes de revelar movimentos de: compreensão da matéria a ser ensinada, transformações e ajustes ao que as/os aprendizes demandam, instrução, interação com os sujeitos, avaliação, construção de reflexões e de novas compreensões sobre o ofício docente.Downloads
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