Lona Periódica: Promovendo Reflexões em um Processo de Formação Continuada
Palavras-chave:
Jogo Didático, Tabela Periódica, Formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as reflexões que emergiram de um processo formativo organizado por um coletivo de professores de Química da educação básica e da universidade ao explorar as alternativas didáticas para o ensino de Tabela Periódica, em especial, as possibilidades da proposta de um jogo didático denominado “Lona Periódica”. Partimos do pressuposto de que atividades lúdicas, como os jogos didáticos podem contribuir para motivar os alunos ao aprendizado de conceitos por promover interações que podem colaborar para a construção do conhecimento químico na sala de aula. Logo, é importante que essa temática seja bem discutida nos processos de formação para que os professores possam refletir sobre potencialidades e limites. A análise dos dados foi realizada por Análise de Conteúdo. Foi possível perceber indícios de que o processo contribuiu para provocar mudanças na prática de alguns professores a partir da troca de experiências e reflexão sobre a prática docente. Nas discussões, também se destacaram apontamentos sobre a importância do manuseio dos materiais do jogo, com destaque para cuidados com a segurança dos alunos e o seu caráter motivador, que levou a uma maior interação entre alunos e professores. Essa dinâmica permitiu abordar conceitos químicos correlacionando propriedades e constituição dos materiais valorizando a linguagem química.Downloads
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Publicado
2018-07-15
Como Citar
Aliane, C. S. de M., Reis, R. de C., César, E. T., & Lopes, J. G. da S. (2018). Lona Periódica: Promovendo Reflexões em um Processo de Formação Continuada. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 102–129. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1663
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
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